Globetrotter é eleito
o Caminhão do Ano 2000
pela imprensa da Europa
O modelo FH12 Globetrotter, da Volvo, foi eleito o ‘‘Caminhão do Ano 2000’’, pela imprensa especializada da Europa. 150 mil unidades do veículo já rodam pelas estradas do mundo. O prêmio será recebido durante a feira de trasnportes de Amsterdam, na Holanda, na primeira semana de fevereiro.
Com a nova conquista do prêmio ‘‘Truck of the Year’’, a Volvo está orgulhosa em ser a primeira fábrica mundial de caminhões a conquistar o título cinco vezes. A empresa se sente honrada também em ver o o FH12 conseguir outro feito inédito: ser o primeiro modelo eleito duas vezes como o modelo do ano. A primeira vez foi no ano de 1994.
O Globetrotter já conquistou 10 prêmios internacionais como o melhor caminhão do mercado mundial, afirma o fabricante em nota distribuída à imprensa. Em 98 o modelo sofreu várias alterações. Além do novo trem de força, passou a contar com um sistema eletrônico todo novo e um computador de bordo ‘‘sem concorrência’’.
Para Karl-Erling Trogen, presidente da Volvo Truck corporation, ‘‘este prêmio confirma que estamos trabalhando dentro dos valores certos dos nossos clientes’’. O modelo foi lançado na Europa no final de 1993, como o primeiro produto mundial da marca. Chegou ao Brasio em janeiro de 1994, como importado pelo Volvo do Brasil. No primeiro ano vendeu 400 unidades. A empresa começou a produzir o FH no Brasil em março de 1998, após investimentos de US$ 50 milhões. A nova geração chegou ao mercado sul-americano em junho de 1999
O presidente da Volvo do Brasil, ULf Selvin, afirma que ‘‘o FH12 ganhador do prêmio ‘‘Caminhão do Ano 2000’’ na Europa é o mesmo que produzimos no Brasil para o mercado sul-americano. Junto com o NH são os caminhões que apresentam a mais avançada tecnologia para transporte’’, garante o Ulf Selvin.