Ford vai afastar 500 trabalhadores por cinco meses
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de dezembro de 1998
Agência Folha 
A Ford propôs o afastamento de 500 de seus funcionários da fábrica de Taubaté por um período de cinco meses, com redução salarial gradativa.
No total, a montadora emprega 1.350 trabalhadores em Taubaté, sendo 1.034 na produção. A informação é de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e da comissão de fábrica, que participaram da reunião realizada na indústria. Segundo os sindicalistas, a empresa afirmou que não há perspectivas de crescimento das vendas no setor automobilístico no primeiro semestre do próximo ano, o que levaria a um excedente de 500 trabalhadores no quadro funcional.
A proposta apresentada pela Ford foi o afastamento desses empregados a partir de janeiro, recebendo 70% do salário. A redução percentual seria mensal, até que, em maio, o índice atingiria 30% do salário. Durante esse período, funcionários voltariam ao trabalho, caso haja aquecimento do mercado. Se isso não acontecer, ao final dos cinco meses, 250 dos trabalhadores devem ser demitidos. Nós não concordamos com essa proposta. Vamos estudar alternativas e fazer uma contraproposta, disse o vice-presidente do sindicato, Moysés Santos. A contraproposta será apresentada em assembléia no dia 4 de janeiro, data do retorno dos funcionários das férias coletivas, e levada à empresa no mesmo dia.
A montadora teria confirmado também que o segundo turno de produção não deverá ser reativado a partir de janeiro, como estava previsto. Em outubro, esse turno foi extinto temporariamente e 300 funcionários passaram a ficar em licença remunerada em revezamento. De acordo com a assessoria da Ford, a empresa não vai se pronunciar sobre o assunto.
A empresa anunciou 2.800 demissões na fábrica de São Bernardo do Campo (41% do efetivo) na semana passada e já começou a enviar cartas aos demitidos.


