Ford faz mudança na Europa
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de fevereiro de 2000
Agência Estado
A Ford Motor Co. confirmou quinta-feira, em Londres, que vai adotar um turno único em sua unidade de carros e vans em Dagenham, perto da capital britânica, o que significará o corte de cerca de 1.500 empregos. A mudança para reduzir a capacidade ociosa começará em agosto como parte de um plano maior de reestruturação das operações da Ford na Europa. O chairman da Ford européia, Nick Scheele, disse que a companhia vai revisar todas as suas operações, incluindo parcerias com fornecedores, informa a agência Dow Jones.
Em comunicado divulgado em Londres, Scheele disse que a reestruturação é um passo significativo para resolver nosso desequilíbrio na capacidade produtiva, mas vamos continuar analisando todos os aspectos das operações européias. Ele disse que a fábrica de Dagenham vem operando com capacidade substancialmente ociosa há muitos meses. A unidade produz os modelos Fiesta e Courier. Sua capacidade é de cerca de 2,25 milhões de unidades/ano, destinadas sobretudo para os mercados da Grã-Bretanha e da Irlanda, mas, segundo Scheele, apenas 1,7 milhão de unidades foram vendidas no ano passado.
Segundo o chairman, o atual padrão de produção custou à empresa US$ 32 milhões no ano passado e custaria este ano mais US$ 36 milhões. A alta de libra esterlina não ajudou a posição da Ford, acrescentou Scheele, mas ele disse que esta foi uma consideração secundária na decisão de reduzir a produção a um turno único. Os trabalhadores de Dagenham, fábrica que está em operação desde 1931, poderão optar por um pacote de demissão voluntária. Atualmente, a unidade tem 4.700 funcionários. A Ford emprega mais de 26.500 pessoas na Grã-Bretanha, sem incluir suas operações da Jaguar, Aston Martin, Kwik Fit, Hertz e de outras subsidiárias.