Espaço, conforto e praticidade, todos juntos em um único carro com poder de arranque e um classudo motor V8 302. A Ford Custom 500 Ranch Wagon utiliza esses quesitos para conquistar cada vez mais admiradores.

Em Londrina, o professor de matemática José Hermano Teixeira Junior é um desses fãs. Guardada com muito carinho, sendo utilizada apenas em algumas viagens e encontros de antigomobilistas, a Wagon dele é datada de 1972 e conservada em um tom monocromático azul. ''Carros monocromáticos eram uma característica da época e mantive a minha assim. Quem gosta de carro antigo tem sempre algo para mexer, mas talvez a mantenha nesse estilo'', diz.

A ligação de José Hermano com o carro começa nos seus tempos de menino. Ele conheceu o veículo assistindo ao filme ''National Lampoon's Vacation'' - lançado em 1983 e que no Brasil ganhou o nome de ''Férias Frustradas''.

Naquela época o carro nem me chamou tanto a atenção, achei até estranho os detalhes em madeira. Mas, há alguns anos um amigo me mostrou a Wagon pela internet. Eu gostei, lembrei do filme e decidi que compraria'', conta.

Colecionador nato, o professor revela que não é só apaixonado por automóveis e que durante uma mudança a Wagon foi muito prática para transportar objetos pessoais. O veículo tem espaço para até três pessoas no banco da frente, três no banco traseiro, além de contar com mais dois bancos rebatíveis. ''Tanto é possível colocar mais duas ou até três pessoas aqui, quanto abaixar esses bancos e transformar o espaço em um grande porta-malas'', explica.

Leia mais na matéria do repórter Vinícius Fonseca

mockup