A fábrica da Honda no Brasil possui capacidade para produzir 650 carros por dia. Desde a montagem do motor até o acabamento de componentes plásticos, como para-choques, painel e peças menores agregadas, tudo é feito dentro da empresa. Em recente visita à linha de produção, em Sumaré, cidade da região metropolitana de Campinas, a reportagem da FOLHA teve a oportunidade de acompanhar a montagem dos veículos Honda Civic e Fit.
A fábrica é dividida em cinco setores. Na primeira parte, uma estrutura robotizada é responsável pela montagem do motor e peças correlatas que serão utilizadas na hora de compor os veículos. Na sequência, o segundo barracão comporta a confecção de peças plásticas onde está 70% da produção. A intenção da indústria é concentrar os 30% restantes no decorrer de 2010, para que assim tenha todo o processo unificado.
No terceiro estágio está o setor de pintura da carroceria e do chassi. É importante citar que neste setor há um grande número de mulheres na linha de produção. Dali os três modelos fabricados no Brasil saem para os quarto e quinto setores, onde os carros serão montados e testados para evitar que sejam entregues nas concessionárias com defeito de fabricação.
Na quarta parte, o trabalho é de montagem das peças metálicas como tampas, portas, carrocerias e outras partes junto ao assoalho e chassi. Após ambas peças virem prontas de uma empresa que terceriza o serviço, o primeiro protótipo de um veículo sai da linha de montagem. São cerca de 630 chassis por dia.
No quinto e último estágio está a linha de montagem de peças menores dos carros. Painel, faróis, lanternas, suspensão, rodas e para-choques são acoplados à carroceria que chega quase pronta. Para se colocar o motor, o tempo é de 1 minuto e 52 segundos. Segundo Alfredo Guedes, engenheiro da Honda, a montagem final acontece em três estágios - montagem do painel, acabamento e motor.
''Do total de carros, cerca de 40% é Honda Fit, e os 60% restante ficam por conta do Honda Civic'', explica. Ele ressalta que os defeitos quase nunca acontecem, mas quando há é no espaçamento entre portas. No ano, saem da fábrica cerca de 130 mil veículos. (R.O.)

mockup