Calibragem e verificação podem evitar surpresas ruins. Os pneus furam, isso é fato. Não é para menos, uma vez que desempenham várias funções. ''Eles são o contato do carro com o chão. Além de aguentar o balanço do veículo e garantir a tração no asfalto, os pneus são responsáveis pela dirigibilidade. E devem também proporcionar conforto e menos vibração'', afirma Carolina Wagner, gerente de produto da Goodyear.
Pode parecer uma comparação simplória mas, assim como nós, os pneus também necessitam de ar. Mantê-los sempre com a pressão determinada pela fabricante é o primeiro passo para quem quer evitar a todo o custo problemas de esvaziamento e furos. ''Muitas pessoas a menosprezam, mas a calibragem periódica é muito importante para garantir a vida útil dos pneus'', diz o gerente de produto e serviços ao cliente da Continental Pneus, Gilberto Viviani.
''O ideal é, pelo menos uma vez por semana, verificar a calibragem com o pneu frio'', diz Álvaro Pinheiro, supervisor técnico da Midas Autocenter. Isso porque, depois de trabalhar algum tempo, o ar dentro do pneu se expande e, logicamente, a calibragem muda. ''O ideal é fazer a checagem logo após sair com o carro, em um posto próximo de sua casa, por exemplo'', diz Pinheiro.
Evitar o desgaste irregular dos pneus também é importante. ''Recomendamos fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados. Também verificamos a geometria especificada pela fabricante, o cáster e o câmber'', diz Pinheiro. Um indício de que está na hora de fazer alinhamento é quando o volante ''puxa'' para um dos lados. E é hora de balancear as rodas se a direção trepidar.
Carolina Wagner, da Goodyear, diz que o estilo de direção de cada motorista também influencia na vida útil dos pneus. ''O calor é o principal inimigo dos pneus. Freadas ou aceleradas bruscas e subidas em guias de calçada devem ser evitadas.'' Na hora da limpeza, Gilberto Viviani recomenda não usar produtos à base de petróleo. ''Evite passar em chão molhado com substâncias químicas.''