Depois de ganhar um nova traseira em maio, o Fiat Marea passa agora a oferecer o conforto e a praticidade do câmbio automático, opcional que está disponível para a versão HLX 2.4 20V sedã e perua. O lançamento do Marea com câmbio automático, primeiro carro da montadora no Brasil a oferecer o equipamento, foi feito na última semana em Porto Alegre e é mais uma cartada da Fiat para aumentar as vendas do seu top de linha.
Para equipar o Marea com o câmbio automático de quatro marchas à frente mais a ré, a Fiat escolheu um sistema que é controlado eletronicamente. Uma central se encarrega de oferecer a melhor performance do conjunto motor/câmbio, independente das condições de rodagem ou do piso.
O melhor aproveitamento do conforto pode ser conseguido por meio de modos diferente de condução. No chamado ''modo norm'' o carro se adapta ao jeito de dirigir do motorista, permitindo uma direção confortável e mais econômica. Se o espírito do condutor é de esportividade, deve-se optar pelo ''modo sport'', que troca as marchas em uma faixa de giro mais alta do motor e oferece melhor desempenho. Há ainda o ''modo ice'', que seria indicado para neve. Como não temos neve no Brasil, é recomendado para pisos com pouca aderência, como lama e grama, que faz o carro arrancar em segunda marcha.
Para quem ainda sente uma rejeição pelo câmbio automático devido a algumas incoveniências, como os solavancos nas trocas de marcha, pode começar a pensar diferente. Tanto no Marea sedã como no Marea Weekend testados pela Folha em Porto Alegre, o câmbio automático se mostrou suave nas trocas. Isso ficou evidente mesmo nas aceleradas mais fortes em que, empurrado pelo seus 160 cavalos de potência, o carro foi ganhando velocidade rapidamente.
Em trechos de aclive acentuado, no entanto, em que se forçaria mais a primeira e segunda mrchas no câmbio manual para o carro vencer a subida com mais facilidade, o câmbio automático parece deixar o carro um pouco ''preguiçoso''.
Segundo números da Fiat, o sedã com câmbio automático atinge a velocidade máxima de 205 km/h e a station, 200 km/h. O sedã acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos, enquanto que a perua, 50 quilos mais pesada, leva 10,2 segundos para atingir os 100 km/h.
Fora a transmissão automática, o Marea sedã e a station não tiveram nenhuma outra alteração em relação ao modelo sem este opcional. Por fora continuam as modificações feitas recentemente na traseira, que ganhou novo desenho, e na frente, que recebeu nova grade com o meio cromado.
No interior do veículo, a única mudança está no console central, no qual fica instalada a alavanca do câmbio, e no quadro de instrumentos, que traz marcador digital que indentifica a marcha em uso e o modo de condução escolhido.
Os dois modelos também oferecem os mesmos itens de série da versão com câmbio manual, entre os quais se destacam airbag duplo frontal, ar-condicionado automático, alarme, direção hidráulica, travas elétricas nas portas, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, banco do motorista com regulagens de altura e lombar, rádio/CD player com comandos no volante, regulagem elétrica dos faróis etc.