Uma traseira que é mais bonita em relação ao modelo anterior, mas que não chega a encantar. Essa é a principal impressão que se tem do novo Marea, carro lançado essa semana pela Fiat e que, em seu modelo 2002, estará chegando às concessionárias no final de maio.
Os esforços da montadora, sem dúvida, melhoraram a aparência do sedan naquilo que era reconhecidamente no mercado um dos seus principais problemas: a traseira, que ficava aquém na aparência e volume sempre característicos aos modelos do segmento luxo.
Com as alterações, a traseira do novo Marea ficou mais alta e com volume maior. Mas as lanternas colocadas diagonalmente em forma triangular aparentam ser pequenas demais para o conjunto, que ganhou ainda nova tampa do porta-malas e pára-choque da cor do veículo.
A frente ganhou pequenas alterações, como nova grade com a parte central cromada. Além da questão estética, o carro ganhou novos equipamentos de conforto e segurança, gerenciados por uma nova central eletrônica. Entre eles, destacam-se o alerta sonoro de velocidade programada; travamento automático das portas quando o veículo atinge 30 km/h; faróis com sistema Follow Me Home, por meio do qual pode-se programar o acendimento dos faróis baixos durante um período que varia de 30 segundos a cinco minutos.
Em relação aos motores, o carro continua sendo igual. Os novos Fiat Marea Turbo e Fiat Marea Weekend Turbo, tops da linha, têm motor 2.0 Turbo, de cinco cilindros e 20 válvulas. Sua potência é de 182 cv; o torque máximo é de 27,0 kgm a 2.750 rpm, segundo a Fiat. O sedã Turbo chega à máxima de 227 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s. Trata-se do veículo mais veloz produzido no Brasil, de acordo com a montadora.
As versões ELX e HLX do sedã e da station Marea são equipadas com o motor 2.4 20V de cinco cilindros. São 160 cv de potência e torque máximo de 21 kgm a 3.500 rpm. Os novos Fiat Marea e Fiat Marea Weekend SX têm motor 1.8 de 16 válvulas e quatro cilindros que gera 132 cv de potência. Seu torque máximo é de 16,7 kgm a 4.000 rpm.
A boa notícia para quem gosta do carro é que os preços se mantiveram iguais. A versão SX custa R$ 31,4 mil; a HLX, R$ 39,8 mil, a HLX, R$ 43,5 mill e a Turbo, R$ 48,7 mil.