Faróis: olhos abertos na estrada
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de fevereiro de 2005
Agência Estado
Muitos dos acidentes que acontecem à noite são causados por falhas de iluminação nos veículos provocadas por lâmpadas queimadas ou pela regulagem incorreta dos faróis. Para reduzir o risco de colisões e atropelamentos é recomendável fazer a manutenção regular e preventiva dos componentes. Faróis, lanternas e faróis auxiliares são dispositivos de iluminação veicular projetados para garantir a segurança de motoristas e pedestres, proporcionando boa visibilidade da pista e dos obstáculos.
A função do farol auxiliar ou de neblina é melhorar a visibilidade da estrada e do acostamento. Como tem um facho de luz de curto alcance, mas com abertura lateral maior, esse dispositivo ilumina uma área da pista próxima do veículo, por baixo da neblina. Seu funcionamento deve ser independente do farol principal, alto ou baixo. Já os faróis de milha possuem um facho mais estreito e alinhado com o eixo da estrada, o que aumenta o alcance da luz. Devem ser utilizados somente em estradas, sempre em conjunto com o farol alto, para aumentar seu alcance.
Quando a regulagem do farol está baixa, o equipamento não proporciona a luminosidade adequada. E, ao apresentar regulagem alta, o farol pode ofuscar a visão do motorista que vem no sentido contrário.
Segundo a Arteb, fabricante de faróis e lanternas, a regulagem deve ser feita a cada seis meses, já que trepidações e algumas manutenções, como troca de pneus, amortecedores ou pequenas colisões na dianteira, podem interferir. ''As pessoas não costumam fazer regulagem preventiva. Só trazem o carro para fazer o serviço quando o foco já está totalmente errado'', afirma o mecânico Paulo Henrique de Oliveira.
Além do foco, as lâmpadas também precisam de alguns cuidados. Segundo os fabricantes, a substituição do componente deve ser feita aproximadamente após 400 horas de uso. ''Trocar uma lâmpada original demora entre 10 e 20 minutos e o custo varia de R$ 2 a R$ 45, dependendo do tipo de lâmpada escolhida. ''Nos meus oito anos de trabalho, nunca vi ninguém trocar a lâmpada por tempo de uso e sim porque queimou.''
Quem deseja colocar lâmpadas com potência maior que a recomendada pelo fabricante deve instalar um relê para evitar danos à parte elétrica do veículo. Se isso não for feito, a temperatura interna do farol pode elevar-se até 50% acima do ideal. Esse serviço demora três horas para ser realizado e custa R$ 200'', conclui Oliveira.