Europa assume setor caminhoneiro
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de janeiro de 2000
VOLKSWAGEN
Europa assume setor caminhoneiro
ArquivoUnidade européia da empresa alemã irá dirigir e coordenar a produção de caminhões na fábrica de Resende (RJ)A Volkswagen Veículos Comerciais (VWN), com sede em Hannover, está assumindo a direção e a responsabilidade pelas atividades de caminhões e ônibus também no Brasil, o maior mercado do Grupo Volkswagen para veículos utiliários fora da Europa.
Com isso, a Volkswagen Veículos Comerciais coordenará as atividades em toda a América do Sul para esse segmento de veículos. Para a Europa e outras regiões, a VWN dirige os negócios com veículos comerciais desde 1995.
Inicialmente, o ponto-chave da nova unidade de negócios operando de maneira independente será a produção, na fábrica de Resende, de ônibus e caminhões das classes de sete a 40 toneladas. A VWN assume a responsabilidade pelo desenvolvimento, fornecimento, produção e marketing e vendas para o mercado brasileiro desse segmento de veículos.
Modernidade A unidade industrial de Resende é a mais moderna fábrica de caminhões e ônibus do mundo e começou a produzir caminhões da classe de sete a 40 toneladas e de chassis de ônibus da classe de oitro até 16 toneladas no final de 1996.
O chamado Consórcio Modular na planta de Resende foi criado pela Volkswagen do Brasil e sete parceiros da indústria de fornecedores, com um investimento de US$ 250 milhões. Nesse novo conceito de produção, o fornecedor está ligado diretamente à linha de montagem.
Resende fica a 150 km ao sul da cidade do Rio de Janeiro e a 250 a leste da cidade de São Paulo. A fábrica foi construída num prazo recorde de 153 dias e tem uma área construída de 80 mil m2.
Trabalham hoje na fábrica de Resende 1.500 operários, dos quais 260 são funcionários da Volkswagen, e a capacidade atual da produção da unidade é, em média, de 75 veículos por dia em um turno de trabalho. A produção diária tem se mantido em 65 unidades.
Em 1998, a Volkswagen do Brasil vendeu 11.380 caminhões e ônibus no Brasil e, para 1999, espera-se um resultado semelhante. Foram vendidos 1.323 unidades no Exterior.
Depois do Brasil, a Argentina é o principal mercado dos modelos de caminhões e ônibus produzidos em Resende, tendo importado 1.066 caminhões desde agosto de 1998.
Ao lado dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), a Volkswagen exporta caminhões e ônibus produzidos em Resende para a Bolívia, Chile, Venezuela e República Dominicana.