Eu amo esse carro
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de outubro de 1998
Mauricio Della Barba 
Além do sangue, João Androukovith e Antônio Sérgio Androukovith, respectivamente pai e filho, tem em comum outra coisa: carros. São sete raridades automobilísticas guardadas com muito carinho.
João, um russo de 80 anos, é dono de um Ford 1929 e de uma pick-up Chevrolet 1951. Seu filho, Antônio, um engenheiro civil apaixonado por carros antigos, possui um Ford 1946, uma pick-up GMC 1950, um Impala Hard Top Cupê 1960, um Oldsmobile 1963 e uma Ford Rural 1973. Todos, sem exceção, estão originais e ainda funcionam. São as nossas lembranças, diz Antônio. Além destes, o engenheiro ainda tem um outro Oldsmobile 1963 em desmanche que serve para as eventuais substituições de peças.
Todos os modelos, sem exceção, estão originais e ainda funcionam. São as nossas lembranças, diz Antônio.Cada carro traz uma história. De trabalho, de alegria, de vida. Pai e filho junto relebram de algumas. Foi com o Fordinho 29 comprado em 1957 que tudo começou. O carro foi o primeiro de João e do filho. Esse foi o meu ganha pão, lembra João. Nascido na Rússia, veio para o Brasil e montou família em Nova Europa, uma pequena cidade no interior de São Paulo. Mecânico, desde criança aprendeu a lidar com as máquinas de andar. Viajou bastante com seu Ford por tudo quanto é lugar. Trabalhou em revendas Ford em São Paulo, até chegar em Londrina e estabelecer sua residência. Cheguei aqui não tinha nada. Era tudo mais difícil, relembra o pioneiro.
Já para seu filho, o velho Fordinho foi o primeiro carro em que aprendeu a dirigir e em que fez as primeiras experiências mecânicas. Fez várias viagens com o carro. Eu morava em Londrina e ia até Araraquara onde estudava pelo menos uma vez por mês. Nunca quebrou, vangloria Antônio. A viagem entre as duas cidades chegava a demorar até 8 horas. Em certa época, o Ford 29 quase passou para outras mãos. Mas foi salvo por Antônio que disse: Não vende, não. Deixa ele aí.
Depois do Fordinho, veio o maior orgulho de Antônio: o Ford Cupê 1946. Foi comprado a duras economias de Antônio: Comprei ele com meu primeiro salário. Suei muito. Junto com o pai, desmontou o carro e fez todo o motor.
O Oldsmobile modelo F-85 Cutlass traz embaixo do capô um motor V8 de 150 cvPara comprar as outras raridades não demorou muito. Em 1978, João arriscou e comprou a pick-up Chevrolet 51. Em 1982 a vontade foi dupla: Antônio adquiriu o Impala 60, de capota de aço, e o Oldsmobile 63, uma beleza sobre rodas. O Oldsmobile modelo F-85 Cutlass traz embaixo do capô um motor V8 de 150 cv. Pelo que sei, só existem dois modelos iguais a este, diz o engenheiro. A Rural 73, utilizada ainda para ir ao sítio, foi comprada por Antônio em 1993. Sua última compra, foi a pick-up GMC 50 em 1994.
Parece que agora, pai e filho encerraram a coleção. A gente criou um amor pela coisa, mas dá muita dor de cabeça. A conservação é difícil e trabalhosa. Como os carros ficam muito tempo parados, dão mais problemas, justifica Antônio. Se comprar não é mais o objetivo, vender muito menos: Ah, não. Eles já fazem parte da família.


