Da Redação
O mais novo desenho da Ford é o carro-conceito ‘‘021C’’, criado nos Estúdios Ghia, que a empresa mantém na cidade italiana de Turim. A Ford se destaca em pesquisas e desenvolvimento de novos veículos para atender às necessidades e tendências do consumidor do futuro.
O modelo ‘‘021C’’ é uma proposta de veículo urbano e destinado a jovens com idade entre 18 e 21 anos, de nível intelectual elevado, que gostam de novas tecnologias e que desejam produtos que expressem a sua individualidade.
Na opinião de J. Mays, vice-presidente de Projetos da Ford Motor Company, o novo carro-conceito ‘‘é uma proposta simples e atraente, com características coerentes com os anseios de uma importante parcela de consumidores.
Mays salienta que o Ford ‘‘021C’’ tem grandes possibilidades de vir a ser produzido em série, da mesma forma que outros projetos da empresa foram colocados na linha de montagem, como ocorreu com alguns veículos de estudo, como o Ka, Puma, Cougar e outros produtos lançados nos últimos anos.
Trata-se de um sedã com medidas reduzidas, carroceria do tipo três volumes, com quatro portas que se abrem amplamente. Mede 3.600 mm de comprimento (20 milímetros menor que o Ford Ka) e 2.500 mm de entre-eixos (idêntico ao do Ka). As outras medidas são de 1,60 m de largura e 1,40 m de altura.
A carroceria do modelo é toda produzida em fibra de carbono, apresentando linhas convencionais e é caracterizada por superfícies lisas, sem elementos supérfluos. Seu design mostra harmonia de estilo convencional com elementos de tecnologia avançada, como a fibra de carbono para a carroceria e maçanetas das portas em forma de botões de alumínio emoldurados por anéis plásticos transparentes, que ficam iluminados quando o travamento central é acionado.
A proposta da Ford revela a preocupação da empresa com o trânsito nas grandes cidades no futuro. De acordo com executivos da montadora, apesar das pequenas dimensões, o modelo permite muito conforto com um ambiente interno espaçoso, graças ao assoalho totalmente plano e ao tratamento dado ao painel de instrumentos e aos bancos.
A visibilidade também merece destaque. A ampla área envidraçada e a ausência da coluna central auxiliam a ampliar o raio de visão.
Para o designer Mark Newson, que comandou o projeto, além dos objetivos básicos de sua proposta, o ‘‘021C’’ reúne um aspecto raramente visto em carros-conceitos: ‘‘representa o resultado do ensaio de um automóvel de estilo suave, gostoso e alegre mas que, acima de tudo, transmite alto nível de emoção’’.