Estudantes da UFPR e do Cefet constroem aviões
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de agosto de 2005
Da Redação 
Dez aviões construídos por estudantes da região Sul estão quase prontos para disputar a VII Competição SAE Brasil AeroDesign, entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro Tecnológico Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo. Em comum, as 10 equipes têm entusiasmo de sobra e pouca verba. ''Nosso avião está mais simples e leve que o projeto do ano passado'', afirma Bruno Contessi, capitão da equipe Céu Azul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das veteranas na competição, que conquistou o 7º lugar na classificação geral no ano passado, a melhor colocação entre as equipes da região Sul. A Céu Azul aposta em um avião biplano, com menos de 4 kg, que tem fuselagem e asa inferior em uma única peça. A disputa terá 61 equipes de 45 universidades de engenharia nacionais e estrangeiras.
Outra estratégia da Céu Azul é utilizar tecnologia de corte a laser na confecção das asas e partes estruturais internas do avião. ''O processo otimizou nossa produção'', afirma Contessi. A estreante Anhanguera, do Cefet-PR, também criou alternativas para garantir competitividade. ''Desenvolvemos um freio pneumático baseado em um sistema usado em jatos'', afirma o capitão da equipe, Leandro Rocha. A tecnologia ajudará a assegurar a parada completa da aeronave nos 121 metros previstos. ''Assim, podemos ganhar bônus de pouso'', confia.
Pela Classe Regular, além da catarinense Céu Azul, da UFSC, e da paranaense Anhanguera, do Cefet-PR, participam as equipes Kamikase, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Pelicano, da Universidade da Região de Joinville; Albatroz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Carancho, da Universidade Federal de Santa Maria-RS; Minuano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Fênix e X-Goose, da Universidade Federal do Paraná. Apenas a equipe gaúcha Carancho Open, da Universidade Federal de Santa Maria, disputa pela Classe Aberta, contra outras seis equipes de todo o País.
Referência no setor aeronáutico no Brasil, a VII Competição SAE Brasil AeroDesign reunirá duas universidades estrangeiras - uma da Universidad Nacional Experimental de La Fuerza Armada, na Venezuela, e outra da Fundación Universidad de Las Américas Puebla, no México. Ao final da competição, as duas primeiras colocadas na Classe Regular e a campeã da Classe Aberta ganham o direito de disputar a SAE Aerodesign East Competition, em 2006, nos Estados Unidos, onde o Brasil já é conhecido por seu talento. Somente neste ano, o País sagrou-se campeão e vice na Classe Regular, com as equipes Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Canarinho, da Unesp Bauru.


