Especialista dá dicas para regulagem dos faróis
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de março de 2008
Cirilo Moscatelli<br> Especial para a Folha 
Poucos sabem qual é a importância da luz para os veículos. Menos pessoas ainda sabem dizer, por exemplo, por que as lâmpadas dos faróis param de funcionar? Ou então, por que sempre devemos trocá-las aos pares? O conjunto dessas informações é essencial para que se tenha uma iluminação adequada, capaz de prevenir acidentes de trânsito tanto nas ruas como nas avenidas e nas rodovias, especialmente naquelas em mau estado de conservação, que infelizmente ainda existem.
Quando a lâmpada de um dos faróis queima, o ideal é que se faça a troca da outra também. Isso porque esses produtos passam pelo mesmo processo de fabricação, com os mesmos materiais e equipamentos, o que significa que elas têm o mesmo tempo de vida útil. Com pequenas atitudes, como esse 'adiantamento' da troca de lâmpadas, você economiza tempo e dinheiro e consequentemente não precisa interromper seus compromissos por problemas técnicos.
As lâmpadas dos automóveis param de funcionar devido a uma ruptura que pode ocorrer no filamento, que é causada pelo desgaste natural. Além desse, existem outros fatores que podem provocar sua queima, como produtos de má qualidade, que possuem uma vida útil menor que a especificada nas normas, filamento com posicionamento irregular, mau contato entre a lâmpada e o soquete, vibrações e choques mecânicos acima do especificado em normas, entre outros.
Para regular os faróis o ideal é usar equipamento específico (regloscope) em uma oficina especializada, mas a operação pode ser feita mesmo sem ele, na garagem de casa ou do escritório, para isso basta seguir os seguintes passos:
1. Estacione o veículo sobre uma superfície plana, com a frente paralela a uma parede, a uma distância mínima de cinco metros
2. Trace uma linha horizontal na parede que fique na mesma altura do centro do farol do chão
3. Meça a distância entre os centros dos dois faróis e marque em um painel ou na parede. Em seguida, trace duas linhas inclinadas de 15 graus, em relação à linha horizontal, a partir do centro ótico de cada farol
4. Para encontrar a referência de regulagem, é necessário rebaixar o conjunto de linhas em 1 cm para cada 1 metro de distância entre o carro e a parede.
5. Deve-se regular um facho de cada vez (o outro permanece encoberto). Com um farol baixo ligado, gira-se o parafuso de ajuste até que o facho coincida com a referência traçada na parede. Automaticamente, o farol alto também estará regulado. Observe que os parafusos variam de carro para carro: consulte o manual do proprietário.
Quando se trata de veículos e seus componentes os detalhes são importantes e devem ser levados a sério. Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança, uma atitude que preserva a vida.
Cirilo Moscatelli é engenheiro e especialista em iluminação automotiva da Osram - www.osram.com.br


