Elas têm o poder
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de fevereiro de 2012
Vinícius Fonseca <br> Reportagem Local 
Na hora de comprar um carro, muita gente talvez ainda imagine a figura de um homem que, acima de tudo, levará em conta a potência e a resistência das peças do veículo antes de fechar o negócio. No entanto, esse cenário vem mudando. Ao longo dos últimos anos, cada vez mais as mulheres influenciam no resultado final da compra.
O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flávio Meneghetti - que também está à frente do Grupo Fiat Marajó -, avalia que a opinião feminina na hora de ''bater o martelo'' vai muito além da escolha da cor do automóvel. ''Hoje a decisão depende muito da mulher e da família como um todo'', afirma.
Meneghetti afirma que a classe feminina tem o poder de influenciar até mesmo o tipo de veículo que vai ser comercializado no futuro. Regularmente são feitas pesquisas - com grupos determinados - com objetivo de detectar o que deve ser melhorado em um automóvel antes da entrada no mercado. Nesta hora, segundo o presidente da Fenabrave, o ponto de vista das mulheres tem um peso significativo. ''Hoje os carros têm muitos acessórios que chamamos de porta-trecos. Isso era uma exigência que as mulheres faziam há anos e que os homens começaram a perceber só agora'', exemplifica.
Na hora da compra, Meneghetti afirma que as mulheres levam em conta o conforto da família e pensam no veículo como algo prático e funcional. ''As mulheres, por exemplo, são as que mais vão ao supermercado na família. Então optam, geralmente, por porta-malas grandes e quase sempre convencem os maridos, isso quando elas próprias não fecham o negócio'', analisa.
De acordo com o presidente da Fenabrave, atualmente no Brasil o ''sexo frágil'' tem ''assinado o cheque'' em 40% das compras de automóveis, número que na visão dele deve crescer gradativamente, já que cada vez mais mulheres têm ocupado posições de destaque no mercado de trabalho.
Ycaro Rafael de Azevedo Martins, gerente comercial da Nicenter, concessionária Nissan em Londrina, destaca que os homens decidem pela compra só depois de ouvir as esposas em, pelo menos, 70% dos casos. ''Elas geralmente querem um carro fácil de estacionar, mas que tenha conforto e muitos porta-trecos. O espelho no quebra-sol também é importante. Quando um homem diz que vai ouvir a mulher e leva a proposta de um automóvel que tem tudo isso, é certeza de venda'', revela.


