Elas querem carros tunados
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de março de 2011
Renato Oliveira <br> Reportagem Local 
Tunar carros pode ser considerado coisa de homem. Eles são maioria. Porém, sorrateiramente as mulheres se apossam até dos gostos mais masculinos. Luciane Zamberlan, 51 anos, há tempos tenta concretizar essa paixão por carros ''mexidos'', ou tunados, como preferem os aficionados.
Há menos de um ano ela comprou um Mazda MX3 1.6 que pertenceu a outro adepto do tunning. ''Já tinha tentado tunar um Corsa, mas acabei desistindo na metade'', confessa ela, apaixonada assumida pelos tunados.
Com portas Lambo Door (daquelas que abrem para cima), suspensão a ar e um pontente som, Luciane bate cartão nos eventos de tunning de Londrina e região. No próximo sábado, dia 12, por exemplo, ela estará no Autódromo Internacional Ayrton Senna mostrando seu carro ao lado de outros adeptos do tunning.
Desde que comprou, ela já reformou estofamento interno, teto, pneus e rodas. E mudar alguma coisinha no carango é um ''vírus'' que contamina os amantes do tunning. ''Ainda não sei o que vou mudar, mas sempre surge alguma coisa que você quer fazer'', reconhece. ''O som mesmo, acabei colocando um que acompanha as linhas do carro'', completa.
E quem pensa em reaver o investimento está enganado. Todo dinheiro empregado em acessórios, reformas e outros apetrechos, vai embora e não volta mais. ''Vive mais na oficina do que em casa. Eu sei como quero que ele fique, mas não sei fazer. E se gasta muito nesse negócio de tunning'', comenta.
Mas para Luciane o ''que importa é a realização de um sonho'', que explica que as mudanças são apenas estéticas e não ''prejudicam o desempenho do carro''. ''Não participo de rachas ou arrancadas. É apenas uma paixão'', argumenta.
Luciane observa que o fato de ser mulher chama a atenção dos demais adeptos. ''As pessoas quando percebem que o carro é de uma mulher acham estranho, ainda mais por ser um universo totalmente masculino. Mas os olhares e os elogios por onde passo são fatores que me impulsionam a proseguir'', conclui.


