Doblò será novidade da Fiat
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de janeiro de 2001
Da Redação 
A Fiat terá uma série de novidades neste ano nos mercado europeu e latino-americano. Na Europa o maior destaque será a nova geração dos modelos médios Bravo e Brava, que deve chegar em outubro. O Brava abandonará as características lanternas traseiras tripartidas e ganhará linhas mais angulosas. Em outras palavras, está com um jeitão de Tipo. Não existe previsão de quando ou se o modelo será fabricado no Brasil.
Antes disso, os consumidores europeus poderão adquirir o Dobl# modelo que em breve será fabricado no Brasil. O veículo é destinado ao segmento ocupado pelo Renault Kangoo e Citroen Berlingo.
O Dobl# é um veículo multiuso, que mistura características de furgões e minivans. Terá três opções de configuração: passageiros, carga e misto, nas versões SX e ELX. É a primeira vez que a Fiat produz no país um veículo deste segmento que, segundo cálculos da matriz, é responsável pela comercialização global de mais de 200 mil unidades na versão passageiros e 370 mil na de carga.
Além do estilo ousado, a funcionalidade é um dos pontos fortes do Dobl#. Segundo a fábrica, o modelo transporta confortavelmente cinco pessoas e possibilita diferentes configurações dos bancos. O porta-malas tem capacidade para 750 litros, crescendo para 3.000 litros sem os bancos traseiros. Nas versões de carga, o veículo transporta 805 kg - 625 kg na versão mista. O Dobl# possui porta traseira assimérica e portas laterais de acesso ao banco traseiro - ou compartimento de carga - tanto do lado esquerdo como do direito.
O painel também chama a atenção pelo desenho moderno, cujo maior destaque é a alavanca de câmbio posicionada junto ao console central. O modelo sairá de linha equipado com quatro air bags, dois no volante/painel e outros dois nas laterais. A montadora afirma que pretende lançar em breve opção de seis air bags - outros dois seriam posicionados próximos às janelas.
Sob o capô, serão três as opções de motorização: 1.3 Fire, 1.6 16V torque e 1.9 diesel - a comercialização desta última não está confirmada no País. No Brasil o modelo deverá ser lançado oficialmente ainda neste primeiro semestre. Apenas duas fábricas serão responsáveis pela produção global do modelo: Betim e Tofas, na Turquia. No País, o volume de produção está calculado em 40 mil unidades/ano, boa parte destinada ao mercado de exportação latino-americano.
A assessoria da Fiat no Brasil afirma que o modelo será comercializado por aqui também com o nome de Dobl#, o que afasta a possibilidade, cogitada, de o veículo chamar-se Scudino.
Versátil, o modelo possui inúmeros porta-trecos, vasto teto solar e soluções práticas para uso no dia-a-dia, como bancos facilmente removíveis e intercambiáveis. Um recurso inédito no segmento é o sistema Info-Telematic com rádio, telefone móvel GSM, sistema de navegação por GPS e comunicação de emergência.
Executivos da montadora acrescentam, também, que mesmo com a entrada em produção do Dobl#, o Fiorino não sairá de linha, pois são veículos de segmento e preços diferentes.


