Depois do Palio Weekend e da picapa Strada, chegou a vez do Dobl• ganhar a versão Adventure. O Dobl•, que inaugurou o segmento de multivan no fim de 2001, traz agora uma versão que tem o espírito aventureiro como o seu principal atrativo. Nesta concepção, o novo Fiat terá como principal concorrente o Ford EcoSport, lançado em fevereiro desse ano.
O Dobl• Adventure traz ''jeitão'' de veículo fora de estrada, mas sem ser um autêntico ''off-road''. Não há tração nas quatro rodas, nem suspensão reforçada e muito menos motor a diesel. Mesmo assim, conta com aptidão para os percursos leves em terra, graças a generosa altura livre do solo - de 22,3 cm - e o novo perfil da suspensão, suficientes para amenizar os impactos nos trechos mais acidentados.
O visual de aventureiro fica por conta de alguns detalhes como estribos laterais e traseiros com piso de alumínio antiderrapante, estepe fixado na porta traseira, frisos protetores nas laterais, pára-choques com grade frontal, pneus 205/70 R 15 e faróis de neblina. O estepe foi instalado externamente na tampa traseira, facilitando o seu manuseio. Para impedir o roubo do pneu sobressalente, ele possui trava de segurança. Entre as cores, a novidade é o novo tom de verde, que deve agradar o público jovem.
Os ocupantes do Fiat Dobl• também terão espaço de sobra para carregar seu equipamento de aventura: o porta-malas, o maior do segmento, tem capacidade para 750 litros, que podem chegar a 3.000 litros com o banco traseiro rebatido. O acesso pelas duas práticas portas traseiras é fácil. Além disso, a multivan da Fiat traz inúmeros porta-objetos espalhados por todo o interior, como o grande console no teto, as bolsas laterais com porta-copos e os novos porta-mapas no encosto dos bancos dianteiros.
O Dobl• Adventure traz também como outra novidade a incorporação do motor 1.8 de 103 cavalos, que substituiu o 1.6 16V na linha 2004 da Fiat. Segundo os dados do fabricante, o Dobl• Adventure atinge 157 km/h e acelera de 0 a 100 em 13,9 segundos.
O Dobl• Adventure não é um carro básico. A Fiat equipou o modelo com uma ampla lista de equipamentos, como ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, imobilizador do motor, rodas de liga leve aro 15, travas e vidros elétricos e porta deslizante do lado esquerdo. Como itens opcionais, o modelo dispõe de freios ABS, air-bag duplo, faróis com regulagem elétrica e regulagem da altura do volante.
Com o intuito de reforçar o apelo aventureiro do carro, a marca italiana aproveitou para lançar uma série de acessórios. A linha de produtos vai desde modelos de capas para estepe até sensores de velocidade e estacionamento. Já a grife Adventure, voltada para o motorista, traz itens como bonés, camisetas, bolsas e até canivete suíço.
Segundo o diretor de Marketing da Fiat, Lélio Ramos, as vendas do Dobl• Adventure devem começar no próximo dia 11 de outubro. Sem opcionais, o novo modelo chega a partir de R$ 41.950. A linha Dobl• passa a ser composta pelas versões EX com motor 1.3 16V, e ELX e Adventure com motor 1.8. No caso do Dobl• Cargo, as opções são as versões com motor 1.3 16V e o novo 1.8.

mockup