Os pilotos, mais acostumados à situações de risco e, como conhecedores de carros, dão algumas dicas de direção. São dicas básicas, mas que podem ajudar o motorista na condução diária de seu veículo com mais segurança.
- Use o banco mais perto do volante para não ficar com os braços esticados (isso evita que em uma curva, o motorista precise tirar a mão do volante, deixando a manobra mais segura e correta).
- Evite frear no sinal amarelo quando há uma fila de carros atrás.
- Evite ficar com o pé na embreagem quando parar em sinal, dê preferência ao ponto morto. O hábito de ficar com o pé apoiado gasta mais embreagem.
- Em uma subida, quem tem dificuldade de arrancar, deve deixar o freio de mão puxado, e quando o sinal ficar verde, soltá-lo. Isso não é a coisa mais certa a fazer, mas ainda, é melhor que bater no carro de trás.
- Tome muito cuidado ao arrancar quando o carro está frio, porque ele pode morrer. Se for uma subida, há risco de escorregar para trás.
- Não vire ou ultrapasse sem ligar a seta. Isso é de fundamental importância para evitar acidentes e alertar quem está distraído.
- Dependendo da situação de risco, jamais deve-se frear. Isso vale principalmente para dias de chuva. O ideal é tentar desviar com manobras.
- Não participe de rachas. Local de correr sem colocar a vida das pessoas em risco é nos kartódromos e autódromos.
- Se alguém lhe convidar para fazer um ‘‘pega’’, não aceite. Você não precisa provar nada a ninguém. (F.O.)

mockup