Desconto de 15% vai até dia 31
PUBLICAÇÃO
domingo, 23 de janeiro de 2000
Da Redação
Esta é a última semana para que os proprietários de automóveis no Paraná façam o pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em parcela única e com o desconto de 15%. A data máxima para o pagamento com o desconto será dia 31 deste mês.
A antecipação do pagamento do IPVA no Paraná, para os primeiros meses de 2000, está sendo introduzida este ano pela Secretaria Estadual da Fazenda, que tem a intenção de antecipar a receita. A nova forma de cobrança, adotada também por outros Estados da nação, causou muita polêmica e desgaste para a imagem do governador Jaime Lerner, no final do ano passado.
Antes da medida, o IPVA vinha sendo cobrado ao longo do ano, já que os proprietários de veículos pagavam o imposto de março a dezembro, conforme o final da placa.
Para compensar a antecipação, a Fazenda decidiu conceder benefícios como o aumento da alíquota de desconto de 10% para 15% para quem optar pelo pagamento único e antecipado até 31 de janeiro. Para quem pagar em cota única em fevereiro, o desconto será de 5%.
A data-limite do vencimento da cota única em fevereiro, vai coincidir com a data fixada para o parcelamento, conforme o final da placa. O parcelamento foi ampliado de três para quatro vezes, sendo que as parcelas deverão ser pagas entre fevereiro e maio. A primeira deve ser paga conforme o calendário divulgado pela secretaria, que prevê o escalonamento entre os dias 14 e 25 de fevereiro para placas que começam com final 1 e vão até o final 0, com intervados nos dias 19 e 20 (final de semana).
A antecipação do IPVA não inclui o pagamento do licenciamento do veículo e do seguro obrigatório, que foi totalmente desvinculado do imposto, ao contrário do que ocorria em anos anteriores. O licenciamento terá calendário próprio e específico a ser divulgado pelo Detran em breve devendo ser quitado ao longo do ano, conforme o final da placa.
Também neste ano, pela primeira vez, o contribuinte paranaense poderá pagar o carnê do IPVA em outros bancos, desde que seja num dos 44 conveniados do Banestado (veja relação). Em anos anteriores, o pagamento só poderia ser feito nas agências no Banestado, o que causava uma superlotação nas agências do banco estadual, e consequentes dificuldades e atrasos para o contribuinte.
Para saber o valor do imposto que cada veículo terá de pagar, o contribuinte pode acessar, pela Internet, os endereços eletrônicos www.fazenda.pr.gov.br ou www.pr.gov.br/sefa e fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan). É possível imprimir a Guia de Recolhimento (GR) e em seguida quitá-la tanto no Banco 24 horas como nos caixas de auto-atendimento do Banestado.
![Anúncio assine](/themes/default/assets/img/adAssineDigitalOtimizado.gif)
![banner imoveis](/themes/default/assets/img/banner-imoveis.gif)