Cuidado quando estacionar
MOTORISTA LESADO
Cuidado quando estacionar
Capricho na hora de lavar, de encerar e de estacionar. Tudo para não encontrar um arranhãozinho sequer no seu automóvel. Dizem que é paixão de brasileiro, mas na verdade, geralmente são cuidados tomados por quem teve que suar muito para comprar seu carro. Por isso, uma raspadinha qualquer é motivo para enfurecer um proprietário cuidadoso, principalmente se ocorrer nas mãos de outras pessoas.
Deixei meu carro no estacionamento por questão de segurança. Quando cheguei em casa, me dei conta de que o pára-choque traseiro estava amassado e descascado. Como não parei em nenhum outro lugar depois de sair do estacionamento, e antes de deixá-lo lá não havia nenhum arranhão, o dano só pode ter sido causado pelo manobrista, conta o engenheiro André Luiz Szczypior. A questão é que não percebi o que havia ocorrido ainda no estacionamento, só quando cheguei em casa é que vi o estrago. A minha desatenção vai me custar em torno de R$ 100,00, lamenta.
Estatísticas
O Procon de Curitiba registrou, de julho de 98 até meados de junho deste ano, 103 atendimentos referentes a estacionamentos particulares. Entre dúvidas e reclamações sobre o atendimento ao cliente, consultas referentes a danos ao consumidor somaram 31% dos procedimentos do Procon referentes a estacionamentos particulares. Embora os números não sejam exorbitantes, eles existem e revelam que o consumidor está sendo lesado, frisa Cláudia Silvano, responsável pelo Disque Procon 1512.
No caso deste engenheiro, ele deveria ter verificado as condições do carro antes deixar o estacionamento. Isto serve de alerta para o consumidor (veja quadro de dicas). Sempre que for sair do estacionamento confira se o carro está nas mesmas condições em que foi entregue, caso contrário, é impossível provar que o dano foi causado pelo manobrista, alerta. Mesmo que se trate de uma pequena amassada ou arranhão, sequer, o estacionamento tem que se responsabilizar, garante.
Responsabilidade
Ciente deste compromisso com o cliente, Cláudio Roth, diretor de uma rede de estacionamentos em Curitiba, ressalta que neste setor há sempre a possibilidade de ocorrer pequenos acidentes como este e até mesmo situações mais graves como furto do veículo. Por isso, não abrimos mão de fazer um seguro para os nossos 22 estacionamentos instalados em Curitiba, afirma.
Além disso, Roth revela que há o compromisso da empresa em respeitar a capacidade do estacionamento (veja quadro) e da metragem de segurança de cada vaga.
Também temos que nos proteger de acusações improcedentes de danos ao veículo. Por isso, todo automóvel que nos é entregue passa por uma breve inspeção para que o funcionário tome nota de qualquer dano que já possa haver antes do veículo ser estacionado, garante.





