Pneu é assunto sério. Uma calibragem mal feita, a banda de rodagem meio gasta e até a escolha errada da roda podem lhe causar problemas. Portanto, faça uma checagem rigorosa das condições dos pneus de seu veículo. Vale, por exemplo, verificar a calibragem dos pneus do carro, semanalmente.
Normalmente, a pressão dos pneus deve ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga e passageiros. Modelos com motores dianteiros dotados de ar condicionado, por exemplo, exigem uma calibragem diferenciada nos pneus da frente em relação aos traseiros, por causa da distribuição de peso entre os eixos.
Se o pneu costuma esvaziar com frequência, é sinal de algum dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto perfurante. Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior pressão no pneu avariado para mantê-lo ''cheio por mais tempo''. Lembre-se que a calibragem deve ser equilibrada.
Outra dica é procurar manter os quatro pneus com o mesmo desenho da banda de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o desempenho do veículo se manterá linear, principalmente sob chuva. Para cada veículo há uma calibragem adequada.
Pneus cheios demais fazem o carro vibrar excessivamente e apresentar desgaste precoce da suspensão e da parte central da banda de rodagem. Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível e desgastar as laterais da banda de rodagem.

Imagem ilustrativa da imagem Cuidado com os pneus garante segurança