Consumidor quer
carro popular com
equipamentos de luxo
Agência Estado
O carro básico, sem os chamados itens opcionais, está perdendo mercado para versões com equipamentos como direção hidráulica, trio elétrico, freios ABS e air bag. Até mesmo os automóveis populares (com motor 1.0), os mais vendidos no mercado, estão mais sofisticados. Juntos, esses equipamentos chegam a encarecer o carro em mais de R$ 5 mil, metade do preço cobrado do modelo mais barato da Fiat, o Uno Mille.
Em 97, de cada 100 automóveis vendidos 55 eram populares. Em abril, a participação dessa categoria nas vendas foi de 75,6%, recorde no setor.
Embora estejam optando por carros mais baratos, muitos consumidores não abrem mão de alguns opcionais. Segundo a Fiat, somente 10% a 15% dos automóveis Palio ED vendidos atualmente são da versão mais simples. Na Volkswagen, 40% das linhas Gol, Parati e Saveiro estão saindo com direção hidráulica, equipamento que custa em média R$ 800, dinheiro suficiente para o pagamento de quatro prestações de um Gol 1.0 financiado.
‘‘O consumidor quer um carro com preço acessível, mas não pé de boi’’, diz Andrea Thomas, gerente de Produtos da Ford.
No ano passado, a Fiat registrou aumento de 187% nas vendas de carros da marca com ar condicionado. Na linha Palio, 50% da versão ED e 80% da EDX têm o trio elétrico. A demanda por direção hidráulica cresceu 75% de 96 para 97, equipando um total de 101 mil veículos Fiat no ano passado.
Em 97, somente 5% dos modelos Fiesta, da Ford, eram produzidos com ar-condicionado, participação que cresceu para 15% neste ano. Pesquisa realizada recentemente pela montadora constatou que o consumidor do carro popular considera mais importantes os itens duo elétrico (trava das portas e das janelas), direção hidráulica, ar-condicionado e air bag, respectivamente.

mockup