Conheça as novidades
que estarão nos
automóveis do futuro
Com o tema ‘‘Carros Inteligentes’’, o SAE 2000 World Congress, maior evento de Engenharia aplicada aos veículos automotores do mundo, realizado no início de março, em Detroit (capital mundial do automóvel), apresentou o que os automóveis do futuro vão oferecer aos consumidores. Veículos movidos a hidrogênio, direção e câmbio acionados por sensores, como nos aviões, sistemas de freio que suportam 160 mil quilômetros sem manutenção e chassi e componentes mais leves e resistentes foram alguns dos exemplos da revolução pela qual os automóveis vão passar já a partir dos próximos meses.
Já no segundo semestre deste ano, o Volkswagen Lupo e o Smart Car, da Mercedes-Benz, serão os primeiros automóveis equipados com um sistema de eletrônico, produzido pela ZF. Neste sistema, as trocas de marchas são feitas por sensores elétricos, dispensando qualquer ligação física entre a alavanca e a caixa de marchas, como já ocorre nos aviões. Com isso, os comandos para mudança podem ser instalados no volante, no painel, desaparecendo a alavanca de câmbio.
A ZF anunciou também que, através de uma joint venture com a Ford americana, começará a produzir, em meados de 2001, o primeiro sistema de transmissão sem marchas, o CVT (transmissão contínua variável). Esse sistema reduz o consumo de combustível em cerca de 10%, as emissões de poluentes, elimina a necessidade de troca de marchas e vai equipar os modelos médios da Ford, nos Estados Unidos, e da Fiat, na Europa.
O evento mostrou também que cada dia mais os fornecedores assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento dos novos veículos, desde a sua concepção. Para tornar o processo de produção mais rápido, barato e amigável à natureza, a Dana Corporation desenvolveu um novo sistema para fabricação de chassis e componentes estampados, como peças da suspensão, chamado de Hydroformed, que substitui a estampagem convencional e elimina a soldagem desses componentes.
Esta nova tecnologia utiliza água em alta pressão para dar o formato à peça, dispensando a prensagem normal e reduzindo em 25% a quantidade de matéria-prima necessária e em 40% o peso do conjunto e a quantidade de solda aplicada para concepção do componente. O primeiro veículo com o chassi feito por este novo processo será a nova família de picapes e caminhões leves da General Motors, que substituirão a atual S10, em 2002.

mockup