Concurso aponta para renovação de motoristas de caminhão
PUBLICAÇÃO
domingo, 14 de dezembro de 2014
Reportagem Local 
A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil chegou ao fim. Depois de cinco meses percorrendo mais de 22 mil quilômetros por 11 estados e 14 etapas regionais, os 65 mil inscritos conheceram o grande campeão. O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil é Eliardo João Locatelli, 33 anos, gaúcho de Carazinho, que no dia 6 de dezembro, no Posto Sakamoto II, em Guarulhos (SP), superou outros 27 motoristas finalistas na decisão. Ele receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, além de um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat.
Com 33 anos, Locatelli é veterano na competição organizada pela Scania. Pela terceira edição seguida ele venceu uma etapa regional e chegou à final. Bateu na trave em 2012, mas este ano ficou atento aos detalhes e superou os adversários na prova final, o Super Z, em que os três melhores se enfrentam realizando manobras ao mesmo tempo. "Aprendi muito nos últimos quatro anos participando da competição e recebendo o treinamento por meio dos cursos oferecidos gratuitamente. Usei todo esse conhecimento na prova final e, principalmente, mantive a calma e a concentração para cometer menos erros. Finalmente realizei meu sonho, de ser eleito o melhor motorista de caminhão do Brasil."
A final do concurso de 2014 mostrou que há um processo de renovação do motorista de caminhão no Brasil. A média de idade dos 28 finalistas foi de 36 anos. E o pódio teve caminhoneiros ainda mais jovens, como o terceiro colocado, Anderson Dare Gonçalves Andrade, de Contagem (MG), com 26 anos.
"Acompanhei as outras etapas pelo Brasil. Programava minhas viagens para coincidir com essas etapas, então pude ver o nível dos competidores de outros estados, fazer muitas amizades e descobrir o quanto o caminhoneiro está carente em diversos aspectos, como a falta de apoio, de atualização. Independentemente da premiação da final, o que a Scania oferece é algo de muito valor para todos", resume Locatelli.
Marcos Araldi, 36, o vice-campeão de 2014, veio para a grande final um dia após perder o emprego de transportador de conjuntos geradores no Rio Grande do Sul. "Era uma pressão desnecessária durante a final. Pretendo buscar uma recolocação no mercado, mas agora posso dizer que o cenário vai ficar mais fácil. Além do título de vice-campeão, terei a oportunidade de receber mais conhecimento com os diversos cursos que ganhei."
Já o terceiro colocado, Anderson Andrade, representa o jovem talento que chega com muita vontade de crescer na profissão. Com apenas 26 anos e incentivado pela família, ele nunca havia feito treinamento específico para dirigir um caminhão. "Meu pai e meu irmão são motoristas, e aprendi tudo com eles. Vim para a final com o intuito de me divertir, não pensei em chegar tão longe. Andar de avião pela primeira vez para mim já tinha sido um prêmio. Estar entre os três melhores do Brasil é um sonho."
"Tivemos recorde de inscrições, de 65 mil motoristas, o maior número de inscritos em 40 países que organizam essa competição. Mais de 1,1 mil participantes nas 14 etapas regionais. E 28 finalistas de alto nível, que mostraram suas habilidades e o compromisso com uma direção mais segura e eficiente nas estradas. E ainda um pódio que reflete o perfil do motorista de caminhão no Brasil: todos muito motivados, conscientes de suas responsabilidades e otimistas com o futuro da profissão", comemorou Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania no Brasil.


