A Volkswagen inaugurou na última semana a unidade da fábrica de São Carlos que produzirá os motores para o novo Golf e para o Audi A3, os futuros carros brasileiros.
O investimento feito pela marca é de R$ 275 milhões na produção dos motores da família EA 113. A nova unidade industrial construirá os motores 1.6 (100 cv), 1.8 Turbo (150 cv) e 2.0 litros (115 cv) para o novo Golf e os 1.6, 1.8 (125 cv) e 1.8 Turbo para o Audi A3. Com exceção do 1.6, que tem bloco de alumínio, todos os outros motores possuem bloco de ferro fundido. O índice de nacionalização dos motores fabricados em São Carlos é de 60%. A empresa pretende chegar até aos 70% de componentes fabricados no Brasil. As peças importadas são provenientes da Europa e do México. Já os fornecedores nacionais entregam as peças pelo sistema ‘‘just-in-time’’ (no tempo exato).
Todo o processo de fabricação é controlado por sistemas eletrônicos. Os motores são testados a quente (hot test), para avaliar os parâmetros de forma mais realística. Além disso, a nova unidade adota o teste funcional do motor a frio (EFT - End Function Test), que garante maior precisão e rapidez no controle de qualidade. Em 37 segundos, sensores eletrônicos ligados a uma central de computador avaliam cerca de 180 itens do motor, como ponto de ignição e pressão do óleo. Ao contrário do teste a quente, o EFT não requer combustível ou ignição - portanto, não emite gases e ruídos.
A nova unidade tem capacidade para produzir 700 motores por dia e vai criar 300 postos diretos de trabalho, elevando para quase 1.000 o número de empregados. A fábrica de São Carlos também produz desde 1996, os motores AT 1000 Hi Tork, da família EA 111, de 8 e 16 válvulas, que equipam o Gol e a Parati.