Cadillac: um nome capaz de mexer com o imaginário de qualquer apaixonado por automóveis clássicos, simplesmente por ser mencionado. Entre outros atributos, se destaca o fato de o veículo de ter sido utilizado várias vezes, principalmente entre as décadas de 1950 e 1960, por personalidades do cinema e da música.
Um veículo que com toda a sua pompa é cultuado como símbolo de gerações e que o advogado Fábio Gomes Margarido, de Apucarana (Norte), faz questão de conservar com todo o cuidado possível.
Membro do Clube do Carro Antigo de Apucarana, ele explica que o modelo em questão é um Fleetwood S60 Special de 1955 e tem muita história. É digno de nota, no entanto, que o Fleetwood não precisa de fatos históricos para se fazer notar. Afinal, não dá para ignorar uma máquina que tem quase 6 metros de comprimento, com motor V8 de 331 polegadas, pneus faixa branca, com a lataria pintada na mesma cor e o teto azul - tonalidade que compõe também a interna do automóvel. ''Eu gosto de carro grande. Além desse, tenho outros, inclusive, Cadillacs de outros modelos'', informa.
Apesar deste Cadillac ter quase 60 anos, chama a atenção a tecnologia empregada na construção do veículo, que esbanja luxo e é capaz de deixar muitos carros de hoje ''no chinelo''. Os vidros são elétricos, bem como a regulagem dos bancos dianteiros. Tem câmbio automático de quatro marchas, direção hidráulica e freio auxiliar hidrovácuo. ''Importei esse dos Estados Unidos em 2007 e ele é todo original, tanto é que é placa preta. Esse meu não tem, mas já havia naquela época (década de 1950) opção com ar-condicionado'', garante.

Leia mais na reportagem de Vinícius Fonseca exclusiva para assinantes da FOLHA

mockup