A concessionária de veículos Volkswagen Cipasa, de Londrina, mudou. Mas não foi de endereço. As alterações aconteceram na fachada e logotipo da loja, além, é claro, na qualidade do atendimento. quem explica é Ibrain José Barbino, diretor da empresa.
‘‘Em nossa reengenharia administrativa, excluímos quatro diretorias. Isso nos deu uma economia de R$ 50 mil por mês. Mas o melhor é que essa economia está retornando para o cliente. Podemos até dizer que o veículo na Cipasa é mais barato em virtude dessa economia’’, explica Ibrain.
Agora todo funcionário está voltado para a venda e atendendo ao consumidor. Para Ibrain ‘‘a obrigação do funcionário da Cipasa agora é atender bem. Não importa o custo. O cliente precisa sair satisfeito’’, conta. Para se ter uma idéia da mudança, Ibrain relata que foram derrubadas todas as salas de diretoria. ‘‘Na Cipasa diretor é vendedor de loja’’.
A meta da empresa para o ano 2000 é ter um crescimento de 50%. Hoje a empresa está mantendo uma média de venda de 100 veículos novos por mês e outros 80 usados.
Mas as mudanças não páram por aí. Houve também uma modernização na área de serviços. Foi comprado todo o ferramental necessário, informatizado, para a manutenção de veículos modernos. Ibrain afirma orgulhoso que ‘‘na área de peças fizemos uma modernização de nossa logísitica. Hoje o cliente é atendido onde não espera. Em qualquer lugar que estiver’’.
Outro avanço foi implantado na telefonia interna. Com o sistema DDR, o cliente liga direto para o vendedor ou outro funcionário, sem passar pela telefonista. ‘‘A empresa tem 42 anos de Londrina. Foi instalada no coração de Londrina e continua no coração da cidade’’, comenta Ibrain.
A Cipasa foi considerada pela montadora a primeira revenda VW do Norte do Paraná, conta Ibrain, que afirma orgulhoso: ‘‘se o cliente chegar aqui, leva o carro. Aqui a diretoria não fica fechada em sala, fica vendendo na loja’’, finaliza. Agora o pessoal pode ser atendido também pelo gerente de vendas Marcos Brunetti e pelo assessor de vendas Luis Carlos de Andrade. Essa é a nova realidade da Cipasa.