O Escort XR3 ano 95 foi o carro que mais desvalorizou no mercado em 97: 23,59% Os carros usados desvalorizaram 10,5% no ano passado. Aplicar o dinheiro numa caderneta de poupança teria rendido 16,54%. Cientes de que o automóvel usado há meses deixou de ser investimento para definitivamente ser um bem de consumo, os revendedores prevêem que a desvalorização continuará acima da inflação este ano. ‘‘Se a inflação ficar em 4%, por exemplo, a depreciação do carro usado somará 6% ou 7%, destacou hoje o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo (Assovesp), George Chahade.
A queda de preços está levando os lojistas a aumentarem os negócios em sistema de consignação, por meio do qual o cliente deixa o veículo na loja sem vendê-lo. O lojista só recebe a sua comissão quando aparece um cliente e o negócio é fechado. ‘‘Os preços estão tão baixos que não vale a pena intermediar a venda’’, observa o vice-presidente da Assovesp, Avelino Teixeira. Ele próprio ficou assustado com o preço que pagou por Tipo ano 94 com motor 1.6 e ar-condicionado: R$ 6 mil. Um popular zero-quilômetro custa no mínimo R$ 10 mil.
O Escort XR3 95 foi o carro que mais desvalorizou no ano passado, num total de 23,59%. O segundo usado mais desvalorizado foi o Palio 16 válvulas 97 (-20,89%), seguido do Vectra GLS (-19,92%)
A Assovesp, que representa 6 mil lojistas independentes, responsáveis por 50% do movimento de compra e venda de carros usados em São Paulo, registrou no ano passado queda de 3,6% nos negócios, que somaram a venda de 613.897 unidades, contra 636.948 vendidos em 1996. O modelo mais vendido foi o Gol CL 1.6 ano 94. Mas para este ano o setor conta com crescimento de mais de 4%.

mockup