Carro se torna valente e econômico
A Folha Carro & Cia fez uma valiação do novo motor Fire 1.3 16V. Na estrada Rio-Santos, no município paulista de Bertioga, percorremos cerca de 50 quilômetros, com saída da Riviera de São Lourenço ao Posto da Polícia Rodoviária, próximo a Vicente de Carvalho. O motor é valente e podemos ter o controle absoluto do veículo. Nas ultrapassagens ele amplia com certa tranquilidade a velocidade e nas freadas o impacto do motorista com o banco é mínimo. No Palio, encontramos dificuldades, em alguns momentos, com as entradas de marcha, principalmente da segunda para terceira, quando não foram raras as vezes em que a relação ia direto para a quinta marcha. Não se trata de um motor para alta velocidade, embora a 130 km/h e 140 km/h o motorista tem totalmente o domínio do carro, sem qualquer estresse ou adrenalina, mesmo nas curvas. Mas um excelente motor para a cidade, uma vez que além de velocidade e torque, é bastante econômico.
Dois anos de pesquisa. Este foi o período que engenheiros e técnicos brasileiros e italianos levaram para desenvolver o motor Fire - compacto em função e avançado em tecnologia. Foram 40 mil horas no dinamômetro, 31 mil horas na engenharia e 10 mil horas na experimentação, onde foram rodados, com 45 veículos, um total de 1 milhão de quilômetros em estradas brasileiras.
O motor Fire 1.3 16V, equipado nos modelos Palio, Siena e Palio Weekend, gera 80 cv de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 12 kgfm a 4.000 rpm. Segundo engenheiros da Fiat, os carros aceleram de zero a 100 km/h em 12,1 segundos. Isto se deve, também, ao seu menor peso (20% mais leve do que os motores de gerações anteriores), que determina a nova relação peso/potência.
O engenheiro Carlos Henrique explica que os pistões ficaram mais leves, o mesmo acontecendo com o coletor de admissão, feito de plástico, que também contribui na redução de peso. Outra importante inovação foi a adoção do sub-bloco, uma nova peça onde são fundidos os apoios do virabrequim. Feito de alumínio, o sub-bloco contribui para a queda de peso do motor.
O ângulo entre as válvulas do Fire é de 21 graus, o menor do mundo, afirma o engenheiro Carlos Henrique. Mesmo com potência e torque excelentes, o motor mostra que é econômico. Os testes do fabricante mostraram que os veículos com essa motorização rodam, em média, 11,9 km/l na cidade e 17,8km/l na estrada. (P.R.)