Carro compacto mostra
segurança e tecnologia
O Th!nk, apesar de pequeno, demonstra muita tecnologia e segurança em seu projeto.
Seis baterais de chumbo alimentam o carrinho, movimentando um motor de corrente contínua de 5.000 Watts (6,8 cv), com 9 kgfm de torque máximo, a 1.500 rotações por minuto.
Segundo dados do fabricante, o Th!nk City é capaz de rodar 85 km, em velocidades de até 90 km/h, sem a necessidade de recarga das baterias. Pesquisa da empresa demonstrou que um motorista urbano não percorre mais de 40 km durante o dia. Mas caso a média seja maior, a recarrga do Th!nk pode ser feita entre quatro a oito horas, em casa ou no trabalho, conectando o cabo de carga em qualquer tomada 110 volts.
O sistema de frenagem regenerativa também proporciona a recarga das baterais com o veículo em movimento por meio das paradas e arrancadas realizadas durante a sua utilização. O veículo dispõe de um seletor, com duas velocidades, para aplicações no trânsito regular e em ambientes fechados. Na posição ‘‘High’’, o Th!nk Neighbor tem velocidade máxima de 40 km/h. A posição ‘‘Low’’ limita a velocidade a 24 km/h.
O Th!nk é montado sobre chassi de alumínio moldado por extrusão, com painéis da carroceria feitos de termoplástico. Os painéis são modulares e facilmente reconfiguráveis numa variedade de padrões e cores. O carro foi projetado para proporcionar simplicidade e funcionalidade, permitindo a transformação de seu interior para o transporte de objetos.
O conceito em colocar o vidro dianteiro em uma posição mais à frente, resultou em um carro que parece ser maior do que é realmente. Isto faz criar uma impressão de um espaço maior para os ocupantes, além de desempenhar um papel importante na questão de segurança do passageiro.
Além disso, o Th!nk passou por todos os programas de prova de segurança europeus exigidos atualmente, obtendo resultados nas provas de colisão melhores que os alcançados por outro veículo de sua classe.
Entre os itens de segurança estão: o baixo centro de gravidade; estrutura reforçada com aço e alumínio; barras laterais nas portas; air bag para motorista; zonas de deformação dianteiras e traseiras; bateria selada e separada do compartimento dos passageiros; cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores; assentos anti-deslizantes; luzes de freio mais altas; pára-brisa de vidro laminado e pára-choques resistentes a impactos de velocidade até 5 quilômetros.