O modelo recebeu cinco portas e uma nova relação de marchas. O resultado é maior agilidade e prazer de dirigir
César AugustoA roda de alumínio de seis raios se harmoniza com a laterna traseiraOs novos bancos esportivos ‘‘vestem’’ melhor o motoristaTrês motores estão disponíveis: 1.6 (101 cv); 1.8 (125 cv); e 1.8 Turbo (150 cv)O modelo ganhou mudanças no painel e o volante agora tem apenas três raiosA Audi espera aumentar sua participação no segmento com a nova versão do modelo, agora com mais entradas e saídasO modelo está sendo fabricado em São José dos Pinhais desde agosto de 99O desenho externo do A3 não sofreu alterações e o produto ampliou o luxo e a sofisticação no seu interiorO A3 com cinco portas está sendo comercializado desde novembro, com preços entre R$ 39.5 mil e R$ 48 mil

Samuka Lopes

Desempenho e segurança são os dois principais argumentos de venda do modelo Audi A3 cinco portas, que está disponível nas lojas. O câmbio manual tem uma relação de marchas mais curtas do que o original alemão. Foram encurtadas a segunda, terceira e quarta marchas. O resultado é que o automóvel está mais rápido e também mais gostoso de dirigir. O veículo também é destaque no item segurança, de acordo com crash test realizado pelo Automóvel Clube Europeu.
A Folha Carro & Cia fez uma rápida avaliação do A3, na versão de 1.6 litro e 101 cv. Outros dois motores estão disponíveis no mercado: 1.8 litro de 125 cv; e 1.8 litro Turbo de 150 cv. A primeira impressão é de que os novos bancos esportivos ‘‘vestem’’ melhor motorista e passageiro, apesar da posição de dirigir não ser das melhores.
Com o carro ligado percebe-se um nível de ruído baixo dentro do habitáculo, o que se traduz em maior conforto para os ocupantes. Logo sente-se também a eficiência do ar-condicionado inteligente que, além de permitir a escolha da temperatura desejada, mantém essa temperatura uniforme mesmo nas partes do carro expostas diretamente ao sol.
Pisando de leve no acelerador, com o carro em primeira marcha, logo vem a reação da relação de marchas mais curta, que aumentou o torque em baixas rotações. Em outras palavras, ao tirar o pé da embreagem o A3 sai rápido, ganhando velocidade rapidamente. O recurso permite ainda rápidas retomadas de velocidade e resposta mais ágil na hora de ultrapassar um obstáculo.
A versão com motor de 1.6 litro, de acordo com números fornecidos pelo fabricante, salta de 0 a 100 km/h em 11 segundos, atingindo a velocidade máxima de 188 km/h. Apesar do bom desempenho, o consumo de combustível dessa versão é de 9,5 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, ainda segundo os testes realizados pelos pilotos da montadora.
A nova versão é o primeiro modelo brasileiro equipado opcionalmente com sistema de auxílio eletrônico para manobras de estacionamento. O equipamento detecta, por meio de quatro sensores instalados no pára-choque traseiro, obstáculos a partir de 1,6 m de distância do carro. Através de um alarme intermitente, o motorista é avisado quando o carro prosiciona-se a menos de 1,6 m. Quando o espaço entre o automóvel e o obstáculo chega a 20 cm, o alarme se torna contínuo, significando que é hora de parar.
Internamente, o modelo oferece opção de bancos e volante em couro e vidros com acionamento elétrico, inclusive os traseiros. O computador de bordo é outro item que identifica o Audi A3 com carros de luxo. Ao acionar a tecla existente na alavanca do limpador de pára-brisa, o motorista recebe informações completas sobre consumo de combustível, sistema de freios, luz de freio, lâmpadas queimadas e voltagem da bateria. O modelo é equipado ainda com air bag frontal e, opcionalmente, com air bag lateral para os bancos frontais.
O motor de 1.8 litro – tem cinco válvulas para cada cilindro – com 125 cv empurra o modelo até a velocidade máxima de 202 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. O consumo de combustível é de 8,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. A versão 1.8 turbo com 150 cv atinge a velocidade máxima de 217 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. Com esse propulsor o A3 faz a média de 9,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.