BMW vence o rali Granada-Dacar
Em Lac Rose, Dacar, no domingo, 17 de janeiro, não faltaram champanhe e lágrimas de alegria no time BMW Motocicleta Enduro, a equipe oficial da BMW que disputou a 21ª edição do rali Granada-Dacar - a mais difícil prova de resistência e habilidade em duas e quatro rodas realizada em todo o mundo. Magnífico, um grande sonho meu se realizou, dizia o piloto Richard Sainct, na capital do Senegal, depois da sua grande vitória na categoria motocicletas.
O francês de 28 anos, o mais jovem membro do time BMW, derrotou a concorrência numericamente mais forte da equipe KTM, vencendo com uma vantagem de 4,09 minutos sobre seu conterrâneio, o piloto Thierry Magnaldi (KTM). Depois de 15 difíceis etapas ( a 16ª foi cancelada pela organização da prova) e mais de 9 mil km rodados em sua BMW F 650 RR, Sainct escreveu um novo - e importante - capítulo na história da BMW Motocicletas.
Após as vitórias do francês Hubert Auriol - atual chefe do rali - em 1981 e 1983, e do belga Gaston Rahier, em 1984 e 1985, esta é a quinta vez que um piloto da BMW escreve seu nome na seleta lista de vencedores da prova, que é considerada a mais difícil corrida de longa distância do planeta para pessoas e máquinas, além de ser a última grande aventura do mundo dos esportes motorizados.
A piloto alemã Andrea Mayer, de 31 anos, também tinha motivos para comemorar. Ela ganhou na categoria feminina pela segunda vez (a primeira foi em 96) chegando no mais que respeitável 32º lugar de um total de 54 motocicletas que cruzaram a reta final da prova. Mayer foi a única mulher a terminar o rali na categoria motocicletas. Com a chegada do espanhol Oscar Gallardo no 9º lugar e do francês Jean Crucy na 20ª posição, a equipe BMW inteira conseguiu completar a prova.
Vale destacar que das 161 mototcicletas que partiram de Granada no dia 1º de janeiro, apenas 54 conseguiram terminar a corrida, o que comprova a extrema dificuldade deste rali, Esse é o melhor presente para o nosso aniversário de 75 anos, mesmo que atrasado, afirmou Michael Ganal, presidente da divisão de motocicletas BMW AG. No ano passado, na volta da BMW à competição - após 13 anos ausente -, apenas um piloto da equipe (o francês Jean Brucy) chegou ao final, conquistando a 35ª posição.
Tanto no chão de pedra como na areia fina e traiçoeira do deserto do Saara, a BMW F 650 RR teve um excelente desempenho com seu motor de 650 cm3 e 75 cv de potência.DivulgaçãoA moto BMW F 650 RR tem motor de 650 cm3 de cilindrada total e potência de 75 cvDa Redação





