Da Redação
A equipe da BMW que disputará o maior rali do mundo, o Paris-Dacar-Cairo, que acontece entre os dias 6 e 23 de janeiro, foi ampliada e vai contar com seis pilotos e dois modelos de motocicletas. No total, 180 motocicletas, 110 carros e 40 caminhões participarão da corrida desta vez.
‘‘Desenvolvemos uma nova motocicleta com motor Boxer especialmente para a disputa. Temos muita confiança em vencer a prova pela sexta vez’’, disse Wolfgang Hoffmann, diretor de Motocicletas da BMW do Brasil. Além da conquista do rali no começo de 1999, a BMW já havia vencido a competição em quatro oportunidades nos anos 80 – 1981, 1983, 1984 e 1985 – sempre com o protótipo de competição R 80 GS. Em 1986, a BMW decidiu abandonar o rali, só retornando no ano passado, com a motocicletas F 650 RR.
Para disputar este tipo de prova, a BMW F 650 RR conta com diversas inovações em relação ao modelo original, como a instalação de cinco tanques de combustível (com capacidade total para 45 litros), pneus especiais e sistema GPS (aparelho que faz navegação por satélite e evita que os pilotos corram às cegas pelo deserto). Seu motor também foi modificado, tendo sua cilindrada ampliada de 652 cc para 700 cc, enquanto sua potência subiu de 48 cv para 75 cv. Seu peso foi reduzido de 191 kg para 168 kg.
A novidade para este ano no Paris-Dacar é a estréia do novo modelo R 1150 GS/RR, lançada mundialmente, inclusive no Brasil, em outubro deste ano, para substituir o modelo R 1100 GS.
A versão mais radical de competição, denominada RR, estará fazendo no rali a sua primeira aparição pública e marcará a volta do tradicional motor Boxer à esta prova. Em relação ao modelo original, a R 1150 RR também recebeu diversas inovações, como o aumento da potência de 85 cv para 90 cv, a redução do peso de 249 kg para 190 kg, além do GPS e pneus especiais.