As novidades para 1997 no setor de motos
As novidades para o ano novo também vêm em duas rodas. Quatro marcas vão colocar nas vitrines novidades, que vão das motos populares aos modelos custom, com direito às on/off road. A líder do mercado, Honda, vai romper o ano com a nova XLR 125. Apesar de ser a sucessora da XL 125 S, a trail foi totalmente reformulada e vem com motor de CG 125 e suspensão monochoque. Outra marca tradicional no mercado interno, a Yamaha, também reforçou o seu cast de modelos off road com a XT 225.
Como o nome diz, a nova Yamaha reproduz o design da XT 600E e vem com motor quatro tempos de 225 cc. A Cagiva Canyon de 600 cc, montada no país pela Agrale, também se propõe ao uso misto, mas tem um inédito design futurista. A marca ainda vai montar a Cagiva roadster, uma custom de 200 cc. Outra estradeira que chega em 97 é a Intruder de 250 cc da Suzuki. A maior aposta da marca, porém, está na Katana 125, que tem a dura missão de enfrentar a líder absoluta Honda CG 125 Titan.
O setor de motocicletas teve um desempenho bem mais radical em 96 que o segmento de veículos de quatro rodas. A produção este ano bateu o recorde histórico de 1983 - quando foram fabricadas 219 mil unidades -, e atingiu a marca de 285 mil motocicletas. Este número é 31,3% maior do que as 217 mil unidades produzidas no ano passado. As vendas também foram recorde. Em 96, foram comercializados cerca de 270 mil motocicletas, contra as 200 mil de 95, que detinha o antigo recorde. Um crescimento de 35%.
No meio dos números positivos no setor, só as exportações seguiram na contramão. O ano fecha com 12,5 mil motos exportadas, contra 13,5 mil de 95, uma queda de 7,4%. A Abraciclo - associação que reúne os fabricantes nacionais de motos - já dá como certa uma produção de 350 mil motocicletas em 97.





