As cidades de Curitiba, Londrina, União da Vitória, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Apucarana, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu são as primeiras monitoradas no Paraná pelo Golden Eye, novo alerta-radar da Alfakar. Com receptor superior de sinal, o equipamento alerta o motorista com voz e sinal sobre a presença de câmeras de fiscalização, além de outras 70 mensagens.
O alerta-radar traduz, através do sistema GPS, as informações contidas nas placas de sinalização da cidade, fornecendo as informações necessárias para uma direção mais segura, prevenindo possíveis multas. Oferece cobertura também nas BRs 116, 153 - no trecho da BR-476, divisa do Paraná com Santa Catarina; 158, 163 e na 277 - Curitiba/Paranaguá, 376, 467 e 476.
Entre as qualidades do novo aparelho estão: indicação de radares em túneis, passagem de nível de ferrovia, saída de trevo em rodovias, câmeras em faixas exclusivas de ônibus e presença de câmeras com distância segura para diminuição de velocidade. É um aliado do motorista para manter-se sempre atento e dentro da lei, alertando sobre os pontos que precisam de mais atenção do motorista, em curvas perigosas, lombadas, locais de altas taxas de violência, além de evitar acidentes. Com ele, o motorista tem chance quase nula de cometer infrações de trânsito evitando multas.
''Nossa equipe percorreu 9 mil quilômetros. Assinalou 2,5 mil pontos e tem monitorado mais de 750 radares em todo o Estado. As atualizações serão oferecidas gratuitamente no primeiro ano de uso do aparelho e baixadas pelo site da empresa de forma fácil e rápida'', explica Charlie Tsai, engenheiro eletrônico e diretor da Alfakar, distribuidora do novo alerta-radar. Segundo Tsai, o equipamento é usado com sucesso nos países asiáticos e tem seus fundamentos baseados nas regras de direção defensiva como conceito de serviço.
No Paraná, mesmo em locais onde as pessoas costumam trafegar com frequência, é difícil avistar as sinalizações e os radares nas vias públicas. Muitos motoristas levam multa por excesso de velocidade até mesmo em velocidades menores que 40 km/h, porque, repentinamente, aparece uma fiscalização eletrônica. ''Nosso aparelho cumpre o papel exigido pela lei brasileira, que obriga informar sobre a localização de radares (Contran: Resolução nº 214 de 13/11/06)'', alerta Tsai.
A lei diz que é obrigatória a utilização de sinalização sobre a existência de fiscalização, ao longo da via em que está instalado o aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade ou de sinalização vertical, bem como a associação dessa informação à placa de regulamentação de velocidade máxima permitida, observando o cumprimento da distância estabelecida na tabela do anexo II desta resolução. O Golden Eye não é anti-radar. Ele funciona como um banco de dados via satélite.
Como, infelizmente a sinalização oficial nem sempre está exposta de maneira adequada, o Golden Eye complementa este papel e avisa sobre a velocidade máxima da via, quando há fiscalização de semáforo e velocidade, entre outras informações. Com dados coletados via satélite, o aparelho tem bússola, velocidade, relógio e funciona como um preventivo aos motoristas.
''Muitos acidentes ocorrem por distração, por isso é importante um auxílio como esse na direção de um veículo. Com esse aparelho os motoristas irão se acostumar a identificar os sinais de fiscalização e melhorar sua atenção no trânsito. Colabora também para uma maior tranquilidade na condução do veículo, além da economia por evitar multas'', garante Tsai.

SERVIÇO
O aparelho é vendido por R$ 690. Informações: www.gpsgoldeneye.com.br ou (11) 3672-7978.

mockup