Aparelho alerta motorista para o limite de velocidade
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de abril de 2002
Da Redação 
A empresa curitibana TDB Comercial, especializada no setor de prevenção e segurança no trânsito, está lançando no mercado nacional um aparelho eletrônico que alerta o motorista quando a velocidade máxima programada por ele é atingida. Chamado de Alerta, o equipamento é único do gênero no País.
O aparelho é uma boa ferramenta para empresas, frotistas e pessoas que queiram controlar e evitar excessos por parte dos motoristas. O Alerta possibilita contabilizar o número de vezes que o limite de velocidade foi ultrapassado, registradas em um marcador de seis dígitos existente no aparelho. Para impossibilitar ocorrências de fraude ou indicação indevida de infrações o aparelho é lacrado após a sua instalação.
E não são somente as empresas o público-alvo do Alerta. Particulares que desejarem se policiar no trânsito podem instalar o equipamento no veículo, com o auxílio de uma chave liga-desliga. Assim, o motorista poderá rodar na cidade dentro do limite de velocidade que queira estabelecer (60 km/h, por exemplo) e desligar o equipamento quando sair do perímetro urbano com destino às rodovias. Para um controle efetivo, basta lembrar de ligar novamente o Alerta quando retornar à cidade.
Empresas de grande porte como a Companhia Paranaense de Energia (Copel/PR), a Enersul (MS) e a Escelsa (ES) já integram a lista de usuárias do Alerta. Outras estão em fase de implantação, como a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc/SC) e os Supermercados Condor (PR).
A filial da Sanepar em Londrina instalou o Alerta em um dos carros da empresa para uma bateria de testes, iniciada em março e com término previsto para o final de maio. Se os resultados continuarem positivos como os constatados até agora queremos instalar o Alerta em toda nossa frota, explica Wilson Marçal, gerente de negócios da empresa londrinense, que busca com a instalação do equipamento garantir a integridade física de seu departamento e, consequentemente, das demais pessoas.
O investimento feito com a instalação do Alerta é de R$ 249,00 pelo equipamento completo com sensor eletrônico ou mecânico mais a instalação de R$ 35,00.


