Ano terá muitas novidades
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de janeiro de 2000
Raimundo Couto e Silva Jr.
Especial para a
Folha Carro & Cia
Se o ano que acaba de findar entra para a história da indústria automobilística nacional como o período da consolidação, este que mal começa promete ainda mais. Basta citar os próximos passos: inauguração da planta da General Motors em Gravataí, no RS; da Iveco/Fiat, em Sete lagoas, Minas Gerais e, até o fim do ano, da PSA (Citroen/Peugeot) em Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro.
Hoje, depois da francesa Renault entrar para o rol das grandes, já temos 5 montadoras instaladas em plena produção, sem contar a Mercedes-Benz, Honda, Toyota e Chrysler.
Portanto, 2000 inicia agitado com eventos marcados para o decorrer de todo o ano. O pontapé começa, ainda neste primeiro mês, com o primeiro evento após o anúncio oficial da constituição da sociedade entre a Senna Import e a Audi, união que resultou na Audi Senna.
Na oportunidade será apresentada à imprensa especializada o novo Audi A4 com o câmbio Tiptronic, acionado no volante. Como nos melhores exemplares dos Fórmula 1. Outras novidades da marca alemã são o A2, o primeiro compacto feito em alumínio, o sedã A8 Limousine, com 13 cm a mais que o modelo convencional e a família S, letra que caracteriza o pedigree dos esportivos da marca.
Em março está previsto o avant-premiere do último lançamento da BMW, o utilitário esportivo X5, com motor de oito cilindros em V e 4.4 litros. O modelo é a resposta da BMW para os concorrentes ML 420 da Mercedes e o Jeep Grand Cherokee Limited. Ainda pela montadora alemã, o 323 conversível e o 320, que é uma versão mais barata do sedã 328 e com o acabamento similar, estão, também, na pauta.
A Citroen concentrará todos os esforços no início da produção do monovolume Picasso, recém lançado na Europa e que chega para fazer frente ao Renault Scénic, que completa, em março, um ano de mercado no Brasil. O Picasso traz, entre outras muitas novidades, o painel digital central, a alavanca de câmbio acoplada ao painel e um carrinho para supermercado dobrávrel, de plástico, com capacidade para transportar, por exemplo, as compras de um sacolão.
A Fiat programa para o início de março, o Bravo HGT, uma versão esportiva equipada com motor de 1.8 litros. Uma nova família de motores também começa a roncarno primeiro semestre. São os propulsores F.I.R.E, de 1.3 litro, com 80 cavalos e um inédito 1.0 com 08 válvulas. O atual 1.6 e 1.6 16 V continuam em linha. O Marea ganhará mais força com o motor de 2.4 litro e mais conforto com a opção de transmissão automática, nas versões top.
No segmento dos comerciais a grande novidade, guardada a sete chaves, é o Scudino. Apesar do nome não estar confirmado, deverá ser o segundo veículo da Fiat produzido em uma plataforma inédita, a partir da matriz, no Brasil, como aconteceu com o Palio.
O novo comercial é bem maior que o Fiorino e sua introdução no mercado não implica na retirada de linha deste utilitário, líder isolado em sua categoria. Outra possibilidade é a importação da van Múltipla, que seria a opção da Fiat para concorrer no incipiente mercado dos monovolumes e vans médias.
A General Motors começa em 2000 a produzir em sua planta gaúcha de Gravataí. O produto a ser lançado já é conhecido como o projeto Arara Azul. Trata-se de um modelo subcompacto com linhas totalmente diferentes do Corsa.
Do Sul do Brasil para São José dos Campos, São Paulo, todas as atenções estão voltadas para esta unidade, já que poderá ser de lá que sairá o Zafira, um monovolume já lançado na Europa e feito sobre a plataforma do Astra. Renault Scénic e Xsara Picasso serão os concorrentes.
Também o Astra cupê, de uma plástica belíssima, está cotado para ser fabricado no Brasil este ano. Assim como uma versão com carroceria de 4 portas do Astra hatch, que faz muito sucesso na Europa. A Blazer e S-10 devem sofrer mudanças estéticas.Montadoras preparam vários lançamentos para este ano, como o VW Bora, ou o Chevrolet Arara Azul
Fotos: divulgaçãoEm março está previsto o lançamento do BMW X5, um utilitário esportivo, com motor de oito cilindros em V e 4.4 litros.O Citroen Picasso será produzido no Brasil e traz novidades como painel digital central e a alavanca de câmbio no painelA GM também pretende montar a Zafira, um monovolume já lançado na Europa e feito sobre a plataforma do Astra2000Na VW, o grande lançamento de 2000 da VW é o Bora, produzido na mesma plataforma do Golf, feito no Paraná