Amarok ganha mais força e fôlego
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de junho de 2013
Reportagem Local 
São Paulo - A Volkswagen Amarok passa a contar com mais potência em suas opções de entrada. O motor quatro cilindros 2.0 TDI com um turbocompressor, que equipa a versão S da pick-up oferecida em configuração de cabine simples (com tração 4x2 ou 4x4) ou dupla (tração 4x4) ganhou 18 cv, o que elevou sua potência para 140 cv.
O aumento foi obtido com nova calibração da central de gerenciamento eletrônico (ECU) do motor. Houve também alteração nas faixas de rotação em que ocorrem a potência e o torque máximos. Os 140 cv surgem agora a 3.500 rpm, regime 500 rpm mais baixo do que na calibração anterior. O torque permanece de 34,7 kgfm (340 Nm), disponível a partir de 1.600 rpm.
Com potência incrementada, o motor impressiona pela melhoria no desempenho sem modificação no consumo reduzido de combustível. Na versão com cabine simples, tração 4x2 e câmbio manual de seis marchas, a Amarok com 140 cv acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos (na versão anterior com 122 cv eram necessários 13,2 s). A velocidade máxima passou a 168 km/h (anteriormente, 162 km/h). Na versão S com cabine dupla e tração 4x4, a velocidade máxima passou a 167 km/h (ante 161 km/h) e a aceleração de 0 a 100 km/h baixou para 13,1 segundos (contra 13,7 segundos).
O fôlego em retomadas também está maior: nas três versões S (cabine simples 4x2 e 4x4 e cabine dupla 4x4), o tempo necessário para recuperar velocidade de 80 km/h para 120 km/h em quinta marcha diminuiu até 0,5 segundo.
A versão S da pick-up Amarok traz de série uma extensa lista de equipamentos, entre os quais se incluem: direção hidráulica, ar-condicionado Climatic, bancos do motorista e do passageiro com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e distância, preparação para rádio com 2 alto-falantes, freios ABS (com função "off-road", BAS Sistema de Assistência à Frenagem; EBC Controle Eletrônico de Frenagem; e EBD Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem), TCS (Sistema de Controle de Tração), airbags dianteiros, entre outros. A pick-up também conta de série com bloqueio eletrônico do diferencial (EDL).
Entre os opcionais para a Amarok S, cabine simples ou dupla e com 4x2 ou 4x4, estão sensor de obstáculos traseiro, revestimento de couro sintético para os bancos, rádio CD-Player leitor de MP3 com SD-card, entrada USB e conexão Bluetooth, além de travas, vidros e retrovisores com ajustes elétricos. A pick-up também dispõe, entre os recursos opcionais, de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que inclui o Assistente para Partida em Subida (HSA) e o Controle Automático de Descida (HDC).
Negócios
As vendas da Amarok vêm crescendo continuamente no mercado brasileiro. A primeira pick-up média da Volkswagen, que começou a ser comercializada no Brasil em maio de 2010, teve em 2012 o seu melhor ano de vendas de sua história. O utilitário registrou 19.825 unidades comercializadas no mercado nacional, o que representa crescimento de 93,8% sobre as vendas em 2011.
De janeiro a abril de 2013, a Amarok acumulou 7.887 unidades vendidas no País, volume 76% maior do que o registrado no mesmo período de 2012, quando foram comercializadas 4.462 unidades da pick-up. Somente em abril de 2013 foram vendidas 2.416 unidades da Amarok, um incremento de 23% em relação a março de 2013, que teve 1.952 unidades da pick-up comercializadas, e alta de 166% em comparação ao mês de abril de 2012 (907 unidades).


