Luciana Peixoto
Especial para a Folha
Imponente e sonho de consumo de muitos brasileiros, estaria a marca Alfa Romeo desaparecendo do cenário paranaense? Enquanto a Volvo, Citroen, BMW, Mercedes-Benz e outras empresas responsáveis pela frota de luxo estão apostando todas as fichas na estruturação de revendas e show rooms cada vez mais sofisticados, os paranaenses assistiram, recentemente, à desestruturação da Macchina, única concessionária Alfa em Curitiba.
Embora o modelo ainda possa ser encontrado em algumas revendedoras da marca Fiat, os ‘‘alfistas’’ paranaenses – como são chamados os aficionados pelo modelo – lamentam a perda de um ponto de referência e de status da marca. Segundo Roberto Nicolosi, gerente regional da Fiat no Paraná e Santa Catarina, a ausência de um show room Alfa Romeo em Curitiba é algo provisório. ‘‘A Macchina, uma joint-venture entre Barigui Veículos e a Florença, só saiu do mercado porque estava instalada em um prédio alugado que foi vendido’’, explica o gerente.
Nicolosi frisa que, embora a regional da Fiat esteja em negociação com as duas revendas Alfa Romeo em Curitiba para o estabelecimento de um novo show room na cidade, a ausência de uma loja sofisticada não deve comprometer o mercado.
Afirmação De acordo com o gerente regional da Fiat, em São Paulo, onde se concentra 80% da venda do Alfa Romeo no Brasil, todos os veículos são comercializados exclusivamente nas concessionárias. ‘‘Mas sabemos que os curitibanos são um público diferenciado que exige a sofisticação de um show room, por isso estamos nos apressando em restabelecer a parceria com a Barigui e a Florença’’, complementa.
Contrariando também as perspectivas mais pessimistas, a Fiat anuncia que o modelo continua com o mesmo prestígio entre os brasileiros, que no próximo ano certamente serão ‘‘presenteados’’ com a chegada da linha 2000 ao Brasil.
‘‘Além disso, a ampliação do sistema de revenda da marca em todo o estado deve fortalecer ainda mais a presença do Alfa Romeo no País’’, frisa Nicolosi.

mockup