DivulgaçãoO SunBa atinge a velocidade máxima de 85 km/h. A meta é alcançar os 100 km/hOs técnicos responsáveis pela construção do carro solar brasileiro SunBA e sua participação no World Solar Challenge estão procurando parceiros para construir um veículo mais eficiente para disputar a corrida em condições de competitividade junto às grandes equipes internacionais. Os técnicos definiram três pontos básicos para reformas.
As células solares responsáveis pela captação de energia serão trocadas por células específicas para carros solares.
O peso do carro _ de 275 quilos _ deverá ser diminuído em 40 quilos. A terceira meta é mudar a forma aerodinâmica do carro. Segundo o coordenador técnico do SunBA, Henrique Langenegger, esses fatores puderam ser melhor analisados com a participação do veículo na corrida da Austrália.
O SunBA é o primeiro carro solar brasileiro a completar os 3.000 quilômetros entre as cidades de Darwin e Adelaide, na principal prova mundial da categoria. Ele foi feito por técnicos do CTA. Dos 63 carros da prova, o modelo brasileiro ficou em 18º lugar.
Langenegger estima em US$ 200 mil os custos necessários para melhorias e custeio da viagem. Em 96, foram utilizados US$ 150 mil. A equipe está planejando a quebra do recorde de velocidade do carro. O primeiro protótipo de carro solar, o Banana Enterprise, chegou a 77 km/h. O SunBA atingiu 85 km/h. Os técnicos acreditam que o carro possa chegar a até 100 km/h.

mockup