Um concurso bem interessante está sendo apresentado para o público, especialmente os ligados na Internet. No site www.peugeot.com é possível conhecer uma novidade da marca francesa, que busca o auxílio dos amantes de automóveis para visualizar o veículo de 2020.
O concurso tem como tema ‘‘Desenhe o seu Peugeot de 2020, o veículo que gostaria de conduzir...’’ Os projetos poderão ser enviados apenas pela Internet. Os interessados poderão apresentar um ou mais desenhos (de vários ângulos do carro), além de um texto explicativo do carro conceito.
As pessoas maiores de 14 anos podem participar, desde que não trabalhe na função de design ou estilista profissional numa marca fabricante de automóveis.
Para despertar ainda mais a imaginação dos participantes, o Centro de Estilo da Peugeot lançou durante o Salão do Automóvel de Paris, quatro idéias batizadas de ‘‘City Toyz’’. Os projetos apresentados (‘‘vroomster’’,‘‘e-doll’’ ‘‘bobslid’’ e ‘‘kart up’’ mostram idéias avançadas tanto em nível do estilo como do conceito. Isso denota que esses pensamentos, além de uma visão internacional do automóvel de amanhã, ajudarão bastante os interessados.
O concurso tem cinco etapas. Até dezembro de 2000 será realizado o concurso na Internet. No início de 2001 haverá uma avaliação do júri. Os resultados serão divulgados durante o Salão de Genebra, em março. Após os resultados, até setembro de 2001, será produzido o carro-conceito, em tamanho normal (1/1). O concept-car será apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro de 2001.
O júri será formado por representantes da Peugeot, por jornalistas da imprensa dedicada ao design e pelos internautas, que serão convidados a votar ‘‘on-line’’. Os critérios de escolha serão: originalidade do conceito, clareza das explicações que o acompanham, a fidelidade aos valores da marca Peugeot, a criatividade do estilo e a qualidade da proposta final. Boa sorte.