Carros aparentemente comuns, que mesmo de longe apresentam algo diferente e chamam a atenção ou que por si só já atraem olhares, mas com algo a mais em relação ao seu modelo de linha. Automóveis que passam por modificações, essencialmente, se enquadram nessas características e possuem fãs em diversas partes do mundo.

Louco por veículos modificados, por mais simples que a mudança possa parecer, o despachante do Detran Rodolpho Stinghen Engmann mantém uma coleção de alterados que compreende um Fusca ano 73 na cor laranja, dois Gol (96 e 2008) e um C4 Pallas 2008. ''Meu pai já curtia carros com as modificações nos anos 80 e eu, ainda criança, o acompanhava em encontros e eventos'', relata.

Engmann argumenta que a relação que construiu com veículos modificados fez com que sempre que adquire um automóvel necessite fazer com que ele passe por alguma mudança. Dos seus carros, o xodó é mesmo o Fusca. ''Nele mudei as rodas e o banco que estofei em couro. Comprei há cerca de dois anos a pedido dos meus filhos e se transformou na nossa paixão'', comenta.

Se o Fusca se destaca por ser o carro antigo que passou por mudanças, é o Gol 96 que domina o número de modificações entre os ''alteradões''. Preparado para arrancadas, o carro tem um motor 2.0 turbo, banco especial, cinto quatro pontas e outros detalhes diferenciados.

Engmann faz questão de ressaltar, porém, que toda a sua coleção está devidamente regularizada pelo Departamento de Trânsito (Detran). ''Como despachante eu tenho que dar exemplo'', destaca.

Leia a matéria completa em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.

mockup