A maldição do Porsche de James Dean
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de setembro de 2003
Da Redação 
Há 48 anos, em 30 de setembro de 1955, morria uma das maiores estrelas do cinema americano, o ator James Dean. Um acidente de automóvel ao volante de um Porsche 550 Spyder acabou com a vida de Dean, bem no auge da sua carreira.
Dean mbateu de frente contra um veículo que circulava em contra-mão, ao aproximar-se de um cruzamento junto à localidade americana de Cholame. Mas a história do ''Little Bastard'' (pequeno bastardo em inglês) - nome com o qual o ator batizou o automóvel - não terminou ali.
George Barkuis, motorista do reboque que foi levantar os destroços do acidente, morreu quando o Porsche lhe caiu em cima, no mesmo local onde Dean tinha morrido. Pouco depois, o 550 Spyder foi comprado por George Barris, um especialista em automóveis. Quando descarregava a carro na sua garagem, caiu novamente, partindo as pernas de um mecânico. O Porsche foi então desmontado e vendido em partes.
Em outubro de 1956, Troy McHenry, novo proprietário do motor, morreu ao experimentá-lo pela primeira vez no seu automóvel. Barris decidiu emprestar a carroceria à polícia da Califórnia, para ser utilizada como um exemplo de sinistralidade. Antes das autoridades policiais irem buscar, a garagem onde estava guardada incendiou-se. Todos os veículos guradados no local pegaram fogo, menos a carroceria do Porsche.
Pouco depois, os restos do veículo de Dean foram levados para serem exibidos numa exposição. O caminhão que transportava o 550 Spyder capotou no caminho, causando a morte do motorista. As rodas, a caixa de velocidades e volante também estiveram presentes em acidentes ''misteriosos''. Em 1958, o dono da carroceria voltou a emprestá-la para ser exposta numa mostra de segurança na Flórida. Nunca chegaria ao seu destino, pois desapareceu de cima do caminhão que a iria transportar. Seria uma história de maldição ou de coincidências?


