Da Redação
Palco de atrações e novidades mundiais, o Salão de Detroit é famoso por apontar as tendências para o futuro. Muitos dos carros apresentados pela mostra americana acabaram nas ruas do mundo. Além de vitrine, o espaço serve como uma prática clínica das montadoras para avaliação de novos produtos pelo público. Há os que gostam, há os que odeiam.
Para a indústria automobilística, gosto significa lucro. Para não ter decepções no caixa, elas relutam e examinam muito antes de pôr a mão na massa. Para nós brasileiros, as novidades internacionais demoram mais que o normal.
Para não ficar em desvantagem, segue um resumo do que as mentes de engenheiros e designers nos preparam para um futuro próximo.
Já a Volkswagen decidiu brincar com a criatividade na hora de desenhar o ACC (Advanced Activity Concept). Misturou características de caminhão com outras qualidades de um automóvel familiar. De automóvel, o ACC traz conforto e tecnologia na cabine estendida, como um sistema de navegação com uma tela colorida digital de 7 polegadas. De caminhão, o ACC apresenta rigidez e espaço na caçamba, sem contar as linhas modernas e atraentes.
Concebido especialmente para esquiadores, o Opel Zafira Snowtrekker é um conceito diferente. O logotipo de Snowtrekker propriamente incorpora outro logotipo, o da Rossignol, o mais famoso fabricante de esqui francês. Porém, para dirigi-la não é necessário ser um esquiador, pois as gentilezas neste veículo de seis passageiros são muito atrativas. O Snowtrekker tem duas tiras largas de vidro de segurança correndo o comprimento de seu telhado. Tem também um caixa especial para acomodar os esquis. O motor é um quatro cilindros, de 2.2 litros e 150 cv de potência.
Outra sensação em Detroit foi a apresentação do Mercedes-Benz Vision SLA. Baseado no Classe A, o SLA é um modelo conversível, de dois assentos e com a frente em forma de cunha. Compartilha alguns conceitos do Vision SLR, apresentado no ano passado, como a carroceria em fibra de carbono e em alumínio, que reduz em 40% o seu peso. A Mercedez não descarta a produção do SLA para 2003.
Na mesma linha da Mercedes, a inglesa Jaguar trouxe ao salão o conceito F-Type. Com apenas 4 metros de comprimento, o modelo vem para suceder o lendário E-Type e é o menor roadster já idealizado pela Jaguar, nos seus últimos 40 anos. Mais uma vez, a marca inglesa abusou da aerodinâmica e conseguiu dar ao modelo uma aparência ao mesmo tempo nostálgica e moderna.
Outra diferente surpresa foi a Chevrolet Avalanche, uma mistura de pick-up com um utilitário esportivo, uma tendência de consumo no futuro. A GM pensa em começar a vender o modelo a partir de 2001.
A Ford, mais do que feliz com o prêmio americano do ‘‘Carro do Ano’’ para o Focus, trouxe para Detroit o inovador 24.7 Wagon. Este novo conceito mistura um veículo esportivo com um versátil utilitário. De quatro portas, e capaz de transportar até seis passageiros, traz tecnologia avançada. O 24.7 foi projetado para agradar motorista e passageiros. Leia mais sobre o Salão Internacional de Detroit nas páginas 5 e na contracapa deste caderno.Além de apontar tendências para o futuro dos veículos, o evento serve de clínica para avaliação de novos produtos
Fotos: France PresseO roadster Mercedes-Benz Vision SLA usa a plataforma do Classe A, com carroceria em fibra de carbono e em alumínio. A Mercedes pode produzir o SLA em 2003O Sequoia é novo utilitário esportivo que a Toyota pretende produzir em 2001. Traz espaço e muito confortoO Mazda RX-Evolv exige um cartão de acesso para destrancar as portas e para começar a funcionar o motorO Ford Escape é mais novo utilitário esportivo do mercado. Vai competir em um segmento com muitos adversários.O F-Type é sucessor do lendário E-Type e é o menor roadster já idealizado pela Jaguar, nos seus últimos 40 anosA Chevrolet Avalanche é uma mistura de pick-up com um utilitário esportivo, que a GM pensa em vender a partir de 2001O Opel Zafira Snowtrekker foi concebido especialmente para esquiadores. Tem motor 2.2, de quatro cilindros e 150 cvO VW ACC mistura características de caminhão com outras qualidades de um automóvel. As linha são atraentesO inovador Ford 24.7 Wagon é um veículo versátil e avançado, de quatro portas, capaz de transportar até seis passageiros