A Peugeot demorou mas acabou entrando em um dos segmentos que mais cresce no Brasil, o chamado off-road light, onde estão concorrentes de peso como Ford EcoSport, Volkswagen Cross Fox, e os carros da Fiat, Idea e Palio Adventure. Com o Peugeot 206 Escapade, a marca vem disposta a mudar o conceito deste tipo de veículo que, na maioria das vezes, recebe apenas um ''banho de loja'' e alguns penduricalhos que trazem mais dor de cabeça do que benefícios.
O novo modelo, que será lançado oficialmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo, agora em outubro, foi testado pela reportagem do caderno Folha Carro & Cia em rodovias e estradas de terra entre as divisas de Pernambuco e Alagoas. Chega ao mercado nacional com o preço de R$ 49.850,00.
Em um percurso de pouco mais de 200 quilômetros, foi possível perceber que as novidades totalmente desenvolvidas por técnicos e engenheiros brasileiros deram ao cross-station dinamismo, esportividade e versatilidade para qualquer ocasião. ''Pela primeira vez na história da Peugeot do Brasil, um veículo é desenvolvido inteiramente por brasileiros, sem nenhuma mão dos franceses'', orgulha-se Bruno Grundeler, presidente da montadora no País, fazendo questão de frisar que não se trata de uma adaptação da 206 SW, mas de um carro totalmente novo.
Durante a apresentação para a imprensa especializada, em Porto de Galinhas (PE), o pessoal da Peugeot mandou umas alfinetadas para os concorrentes. Segundo Grundeler, o 206 Escapade não tem quebra-mato, estribos laterais e estepe na traseira por motivos de segurança. ''O quebra-mato, na frente do carro, é um atentado à segurança dos pedestres em caso de atropelamento. O estribo lateral provoca deformações na estrutura do veículo em caso de colisões. O estepe traseiro também, além de dificultar o acesso ao porta-malas e gerar ruídos'', afirma o presidente da Peugeot do Brasil.
Conforme Ana Theresa Borsari, diretora de Marketing e Qualidade da montadora, o segmento off-road light cresceu quase 50% nos últimos dois anos. Ela disse que o público alvo do 206 Escapade é homem, casado, com ensino superior completo, entre 31 e 49 anos e que gosta de novidades.
O gerente de produto, Reinaldo Siffert, destacou a suspensão elevada independente nas quatro rodas, os freios a disco com ABS de série, os novos pneus de uso misto, o Pirelli Scorpion, desenvolvido especialmente para o modelo, na medida 175/70 R14 e o controle total de condução no asfalto e na terra.
Com 24 centímetros de vão livre, o 206 Escapade, tem ângulos de ataque de 20 graus na entrada e 30 graus na saída. No total, possui 12 porta-objetos, que viraram moda nos últimos tempos, além de outros detalhes exclusivos.
No percurso do test-drive foi possível sentir bem de perto as alterações técnicas. A suspensão mais alta em 25 mm em relação ao 206 SW e independente nas quatro rodas reforça a valentia e robustez do Escapade. O pneu de uso misto também é importante na hora em que o carro está rodando na terra ou na areia.
Mas atenção, o modelo é destinado para o segmento off-road light. Não adianta querer enfiar o veículos em trilhas de difícil acesso, locais com muita lama ou terra fofa demais, porque aí não há roda nem freio que segure. A não ser que o motorista seja um piloto profissional de rali. O importante é que ele anda bem e serve perfeitamente para o passeio de final de semana na zona rural.