Vinícola Campo Largo começou com produção artesanal
Maior produtora de vinhos de mesa no País, a paranaense Vinícola Campo Largo nasceu da produção artesanal. O vinho de mesa é aquele produzido a partir de uvas híbridas ou americanas, tais como Izabel, Bordeaux, Niágara, Seibel e Couder.
Segundo o presidente da Campo Largo, Giorgeo Zanlorenzi, neto do fundador da vinícola, Carlos Zanlorenzi, a empresa começou há 65 anos com um armazém na beira da Rodovia do Café (BR-376), em Campo Largo, no qual o avô vendia queijos, salames e vinhos produzidos em casa. ''O pessoal que passava começou a parar e comprar. Quando passavam à noite e estava fechado, jogavam pedrinhas na janela. Ele e minha avó abriam e entregavam o vinho para o pessoal'', conta. O único feriado em que o armazém fechava as portas era o da padroeira de Campo Largo, Nossa Senhora da Piedade. ''Até hoje minha avó pede para levarmos dois garrafões de vinho para a festa da padroeira'', afirma Zanlorenzi.
A vinícola que nos anos 70 produzia 15 mil litros por ano agora produz a mesma quantidade a cada hora. ''Meu avó era um homem de visão, sempre quis que fosse uma empresa grande'', justifica o atual presidente. Ele lembra que quando os compradores reclamavam do preço do vinho o avô dizia que isso não devia ser motivo para preocupação. ''Se preocupe se estiverem reclamando da qualidade'', ensinava. (D.R.)





