A Prefeitura de Almirante Tamandaré, através do decreto 101/2007, desapropriou uma área de 69.479 metros quadrados que até então era ocupada irregularmente por 300 famílias da Vila União. A área foi avaliada por técnicos do município em R$ 120 mil. O decreto foi assinado no dia 24 de março.
  A ocupação teve início em 1995 e desde então uma série de ações judiciais tentou realizar a desocupação do terreno. Em janeiro de 2006, uma sentença judicial determinou a reintegração de posse da área, causando pânico nos 2 mil moradores da Vila que temiam ser despejados pelas autoridades a qualquer momento.
  A Secretaria de Habitação do município prevê a implantação da infra-estrutura necessária para a ocupação do local, com a construção de uma nova ponte sobre o Rio Barigüi e a pavimentação da principal avenida da região. A Vila União já conta com rede de água, energia elétrica e um centro de educação infantil. Como todo plano de habitação, este deverá ser pago pelos moradores.
  Apesar do decreto, o secretário de Habitação, Martinho de Souza, calcula que cerca de 5% dos moradores tenham que deixar o terreno, pois segundo um estudo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estariam em área de restrição ambiental, próximos ao leito do Rio Barigüi. Estas famílias deverão ser transferidas para um projeto habitacional longe da área de preservação.

mockup