VERÃO HIDRATADO - Sinônimo de saúde no calor
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de dezembro de 2005
Mariana Claudino<br>Agência O Globo 
Pode ser puro instinto, mas quando uma pessoa corre para a barraquinha de água-de-coco mais próxima, em um dia muito quente, está contribuindo para a saúde de seu corpo.
Alimento de baixas calorias, a água-de-coco não tem colesterol. Além de ser uma ótima fonte de sódio, cloro e potássio, repõe os sais minerais perdidos por meio do suor. A água-de-coco se torna indicada principalmente nos dias quentes, explica a nutricionista Patrícia Pitanga.
Ela é boa tanto para a saúde quanto para a beleza do corpo: Deixa a pele mais bonita justamente por hidratar o corpo.
Atletas ou praticantes de atividades físicas que bebem água-de-coco também estão fazendo um bom negócio para o desempenho corporal. A água-de-coco evita cãimbras e melhora a disposição para a prática esportiva, ensina o nutrólogo Alexandre Ferreira.
BOM SENSO
Assistente de palco do Caldeirão do Huck, Wandinha Ribeiro consome litros e litros. Sou apaixonada por água-de-coco. Agora, nas gravações, sei que ainda vou beber muito mais e não só entre as refeições, porque vou perder muito líquido, explica.
Mas é preciso ter cuidado e bom senso: apesar de conter sais minerais, carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas, a bebida é apenas um complemento saudável à alimentação.
Uma cliente louca para emagrecer passou um mês ingerindo apenas água-de-coco. Perdeu peso, mas ficou anêmica e teve que fazer um tratamento médico para se livrar da deficiência no sangue. Além de outro regime, que fez com que ela ganhasse peso. É preciso se alimentar adequadamente, diz Ferreira.


