A carteira, o quadro e a tradicional sala de aula perderam o protagonismo na educação infantil, que vai de 1 a 6 anos. No pós-pandemia, as escolas passaram a apostar ainda mais no brincar como principal linguagem e expressão da infância. As brincadeiras são meios para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças.

“A criança tem liberdade de criar, arriscar, trabalhar em equipe, fazer hipóteses, acertar, errar e se frustrar", afirma Hannyni Mesquita
“A criança tem liberdade de criar, arriscar, trabalhar em equipe, fazer hipóteses, acertar, errar e se frustrar", afirma Hannyni Mesquita | Foto: Gustavo Carneiro

Para a coordenadora do Centro Pedagógico dos Colégios Positivo, Hannyni Mesquita, a educação infantil é o alicerce para vida pessoal e acadêmica, por isso tem impacto em toda a construção na trajetória do aluno. Assim, além de ser um direito da criança, brincar também é uma ferramenta de desenvolvimento humano por meio da experiência.

“A criança tem liberdade de criar, arriscar, trabalhar em equipe, fazer hipóteses, acertar, errar e se frustrar. A brincadeira cabe em todas as esferas, inclusive na escrita, na matemática e nas ciências com experimentos em pequenos grupos. Neste momento, os conhecimentos humanos e acadêmicos estão entrelaçados por meio das brincadeiras”, analisou.

A coordenadora afirmou que a atividade lúdica é significativa na infância, assim como a arte e as expressões corporais, que precisam ser preservadas apesar dos avanços tecnológicos. “Quando há aprendizado, o conhecimento passa do campo passivo para o ativo. Isso é a docência como profissão com intencionalidade", ressaltou.

Atualmente, as crianças possuem maiores restrições por conta de questões de segurança em comparação às gerações anteriores. Mas, Hannyni explica que com os espaços planejados é possível manter o cuidado e ao mesmo tempo dar espaço para que a criança explore e desenvolva os seus potenciais. “Na educação infantil, educar e cuidar são indissociáveis. Então, existe um risco controlado nos espaços, onde as crianças têm acesso, sem ameaças e sem limites, com objetivo de um desenvolvimento gradual e integral da potência da criança”, explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Veja como é importante brincar na educação infantil
| Foto: Gustavo Carneiro

Ainda de acordo com a coordenadora, o Colégio Positivo Londrina também procura incentivar o contato com a natureza por meio de experiências sensoriais com terra, grama, areia, água, flores e outros elementos. “Quando a criança é religada à natureza desperta a criatividade, a imaginação e ela passa ter experiências mais sofisticadas com enredo, faz conta, depois de uma fase exploratória, inicialmente”, comparou.

Além de ser um direito da criança, brincar também é uma ferramenta de desenvolvimento humano por meio da experiência
Além de ser um direito da criança, brincar também é uma ferramenta de desenvolvimento humano por meio da experiência | Foto: Gustavo Carneiro

Em Londrina, o colégio oferece espaço sensorial, sala aquário com janelas na altura dos olhos das crianças, parque natural, sala de luz e “waterplay”. “Brincar em grupo é importante para que a criança compartilhe o espaço com outros alunos, conheça as diferentes culturas, tenha empatia, cuide do outro e ainda tenha a oportunidade de cocriação, quando ela cria algo junto com outra criança”, acrescentou.